Pular para o conteúdo principal

OS MISTÉRIOS DO 11 DE SETEMBRO "PORQUE A VERSÃO OFICIAL NÃO PODE SER VERDADEIRA"

TODOS OS MISTÉRIOS FORAM DESVENDADOS NESTE DOCUMENTÁRIO

RTP 2 - 11 de Setembro A Grande Farsa (Completo)












NÃO FOI UMA AERONAVE QUE ATINGIU O PENTÁGONO ISTO JÁ ESTA PROVADO
AUTOR QUE DENUNCIAVA 11/09 É ENCONTRADO MORTO
AUTOR QUE DENUNCIAVA O 11 DE SETEMBRO COMO UM PLANO AMERICANO É ENCONTRADO MORTO JUNTO COM TODA FAMÍLIA
Phillip Marshall, pesquisador, escritor e ex-piloto da CIA, foi encontrado morto em 2 de fevereiro de 2013, com sua esposa e filhos. Até mesmo o cão da família foi morto. As autoridades tratam a questão como suicídio, mas de acordo com aqueles que o conheciam Phillip, ele vivia com medo desde q...ue ele publicou seu livro "The Big Bamboozle: 9/11 e a Guerra ao Terror", em que culpa o governo dos Estados Unidos para os ataques.
Phillip escreveu no livro que a administração Bush, com a cooperação de inteligência saudita, foi responsável pelos ataques terroristas de falsa bandeira 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas. De acordo com a Santa Barbara View, durante o processo de edição, Marshall expressou certo grau de paranóia. O Autor acusava o presidente George W. Bush, em seu livro de não-ficção, em ser em conluio com os serviços de inteligência da Arábia Saudita na formação dos sequestradores que morreram nos aviões usados nos ataques.

Techos do livro:

"A verdadeira razão para o ataque ter sido um sucesso foi devido a uma operação coordenada que preparou o treinamento dos seqüestradores para voar aviões comerciais de grande porte. Temos dezenas de documentos do FBI para provar que o treinamento de vôo foi realizado na Califórnia, Flórida e Arizona, nos 18 meses anteriores ao ataque"

"Depois de um exaustivo estudo de 10 anos do ataque mortal que usou um Boeing lotado de passageiros e tripulantes de como mísseis guiados, estou 100% convencido de que uma equipe secreta de agentes de inteligência sauditas foi a fonte a logística, treinamento de vôo, financeiro e tático visando o essencial para seqüestradores, 18 meses antes do ataque. Esta conclusão foi proposta há seis anos e todos os testes posteriores só confirmaram essa conclusão."

"Em 1 de março, dois ex-senadores norte-americanos. de posições distintas, também levantaram a possibilidade da participação da Arábia Saudita nos ataques que mataram 3.000 pessoas e estimulou a guerra global contra o terrorismo. Em depoimento, os ex-senadores Bob Graham e Bob Kerrey disseram acreditar que o governo saudita desempenhou um papel direto nos ataques terroristas.







e se alçavam as torres gémeas. (foto tomada em julho do 2007)

Hipótese conspirativas

Artigo principal: Conspirações do 11-S
Desde que produziram-se os atentados têm surgido varias hipótese às que se costuma agrupar baixo a denominação de teorias conspirativas, que sustentam que as conclusões atingidas na investigação oficial não resultam consistentes com os factos.
Em general, nestas teorias questionam-se a possibilidade de que um Boeing 757 tivesse embestido contra o Pentágono; que as Torres Gémeas ou a Torre Nº 7 do World Trade Center tivessem podido se derrubar como o fizeram a raiz do impacto dos aviões, e não como consequência da colocação de ónus explosivas, em uma demolição feita a controle remoto; que no voo 93 de United tivesse existido um confronto entre os passageiros e os terroristas... Pelo geral estes autores afirmam ter encontrado incongruencias que põem em dúvida toda a versão governamental. Algumas das supostas inconsistencias que os críticos mencionam seriam o facto de que, em teoria, era impossível que um avião pudesse se acercar ao Pentágono sem accionar as defesas antiaéreas ou que o FBI tivesse localizado o passaporte intacto de um dos terroristas dentro dos restos humeantes do World Trade Center.[81] Outras incongruencias estão baseadas nas irregularidades económicas acaecidas, dantes, durante e após os atentados.
Quanto aos autores, algumas destas teorias sustentam que alguns membros do governo dos Estados Unidos conheciam os planos de atentar contra as torres gémeas mas não fizeram nada para os impedir. Outras chegam inclusive a acusar directamente ao próprio governo dos Estados Unidos de planear e executar os atentados.
Entre os principais opositores à versão dada pelo governo estadounidense encontra-se o jornalista francês e director do site de extrema esquerda Rede Voltaire Thierry Meyssan, quem escreveu um livro titulado A grande impostura . Em seu trabalho, Meyssan exibe uma série de razões e argumentos pelos que, segundo ele, não é possível dar por verdadeira a versão governamental.
Outro dos mais acérrimos críticos é o professor estadounidense David Ray Griffin, autor do livro Desenmascarando o 11-S[82] onde faz uma análise ponto por ponto dos factos ocorridos o 11 de setembro de 2001. Griffin afirma ter encontrado ao menos 115 falhas lógicas graves[83] na versão "oficial" dos atentados.[84]



A destruição do World Trade Center:
Porque a descrição oficial não pode ser verdadeira

Versão autorizada (com referências & notas)
por Dr. David Ray Griffin [*]
1. O colapso das Twin Towers
2. Testemunhos acerca de explosões e fenómenos relatados nas histórias orais do 11/Set
3. Implicações
4. Outros factos suspeitos
5. O colapso do Edifício 7
6. Conclusão
Notas
Referências 


Edifícios do WTC.Em The New Pearl Harbor: Disturbing Questions about the Bush Administration and 9/11  (2004), sumariei dúzias de factos e relatórios que lançam dúvidas sobre a estória oficial acerca do 11/Set. A seguir, em The 9/11 Commission Report: Omissions and Distortions  (2005a), discuti o modo como estes vários factos e relatórios foram tratados pela Comissão do 11/Set, nomeadamente através da distorção ou simplesmente da sua omissão. Também adoptei a abordagem do grande quadro geral, com acumulação de argumentos, nos meus ensaios e palestras anteriores sobre o 11/Set (Griffin, 2005b e 2005d). [1] Esta abordagem, que mostra serem problemáticos todos os aspectos da estória oficial, proporciona o mais efectivo desafio à mesma.

Mas este modo de apresentar a evidência tem uma grande limitação, especialmente quando utilizado em palestras e ensaios. Significa que o tratamento de toda questão particular deve ser bastante breve, portanto superficial. Com isso as pessoas podem ser levadas a suspeitar que um tratamento mais completo de qualquer questão particular poderia mostrar, afinal de contas, ser plausível a estória oficial.


Neste ensaio, vou concentrar-me numa questão: porque as Twin Towers e o edifício 7 do World Trade Center entraram em colapso. Uma vantagem desta concentração, além do facto de permitir entrar em consideráveis pormenores, é que a destruição do World Trade Center proporciona-nos uma das melhores janelas para a verdade acerca do 11/Set. Uma outra vantagem desta focalização é que nos permitirá olhar para as revelações contidas nas histórias orais do 11/Set, as quais foram registadas pelo New York Fire Department logo após o 11/Set mas divulgadas para o público só em Agosto de 2005.


Começarei com a questão de porque as Twin Towers entraram em colapso, a seguir levantarei a mesma questão acerca do edifício 7.


1. O COLAPSO DAS TWIN TOWERS

Logo após o 11/Set, o presidente Bush aconselhou o povo a não tolerar "ultrajantes teorias conspiratórias acerca dos ataques do 11 de Setembro" (Bush, 2001). [2] Philip Zelikow, que dirigiu o trabalho da Comissão 11/Set, advertiu igualmente contra "ultrajantes teorias conspiratórias" (Hansen, 2005). O que querem estes homens significar com tal expressão? Eles não podem querer dizer que deveríamos rejeitar todas as teorias da conspiração acerca do 11/Set, porque a própria prestação de contas do governo é uma teoria da conspiração, em que os conspiradores são todos membros da al-Qaeda. Eles querem dizer apenas que deveríamos rejeitar teorias ultrajantes.

Mas o que distingue uma teoria ultrajante de uma não ultrajante? Esta é uma das questões centrais em filosofia da ciência. Quando confrontados por teorias rivais — digamos a evolução neo-darwiniana e a concepção inteligente — cientistas e filósofos da ciência perguntam qual teoria é melhor e porque. A marca de uma boa teoria é que ela pode explicar, de um modo coerente, todos ou pelo menos a maior parte dos factos relevantes e não é contraditada por qualquer deles. Uma má teoria é aquela que é contraditada por alguns dos factos relevantes. Uma teoria ultrajante seria aquela que fosse contraditada por virtualmente todos os factos relevantes.


Tendo esta definição em mente, vamos olhar para a teoria oficial acerca da Twin Towers, a qual diz que eles entraram em colapso devido ao efeito combinado do impacto dos aviões e dos incêndios resultantes. O relatório publicado pelo FEMA diz: "O dano estrutural recebido por cada torre devido ao impacto, combinado com os incêndios que se seguiram, resultaram no colapso total de cada edifício" (FEMA, 2002). [3] Esta teoria pertence claramente à categoria das teorias ultrajantes, porque é contraditada por virtualmente todos os factos relevantes. Embora esta declaração possa parecer extrema, explicarei porque não é.


NENHUM COLAPSO ANTERIOR INDUZIDO POR INCÊNDIO 


A teoria oficial verificou-se implausível devido a dois grandes problemas. O primeiro é o simples facto de que o fogo nunca — antes ou depois do 11/Set — levou edifícios altos com estrutura de aço a entrarem em colapso. Os defensores da estória oficial raramente, se é que alguma vez, mencionam este simples facto. Na verdade, o relatório supostamente definitivo publicado pelo NIST — o National Institute for Standards and Technology (2005) — insinua mesmo que colapso de grandes edifícios com estrutura de aço induzidos por incêndios são acontecimentos normais (Hoffman, 2005). [4] Contudo, longe de serem normais: tais colapsos nunca ocorreram, excepto para os alegados casos do 11/Set.


Os defensores da teoria oficial, naturalmente, dizem que os colapsos foram provocados não simplesmente pelo fogo e sim pelo fogo combinado com os danos provocados pelos aviões. As torres, entretanto, foram concebidas para aguentarem o impacto de aviões aproximadamente da mesma dimensão dos Boeing 767s. [5] Hyman Brown, o administrador da construção das Twin Tower, afirmou: "Elas foram super-projectadas (over-designed) para aguentarem quase qualquer coisa, incluindo furacões, ... bombas e um choque de avião [sobre elas]" (Bollyn, 2001). E mesmo Thomas Eagar, um professor do MIT de engenharia dos materiais que apoia a teoria oficial, diz que o impacto dos aviões não teria sido significativo, porque "o número de colunas perdidas com o impacto inicial não foi grande as cargas eram comutadas pelas colunas remanescentes nesta estrutura altamente redundante" (Eagar e Musso, 2001, pp. 8-11). Da mesma forma, o Relatório NIST, ao discutir como o impacto dos aviões contribuiu para o colapso, foca primariamente a afirmação de que os aviões removeram (dislodged) um bocado da protecção anti-fogo (fire-proofing) do aço. [6]


A teoria oficial do colapso é, portanto, essencialmente uma teoria do incêndio, assim não pode ser demasiado enfatizado que incêndios nunca provocaram colapsos de grandes edifícios com estruturas de aço — nunca, seja antes do 11/Set ou após o 11/Set, ou em qualquer lugar do mundo, excepto alegadamente na Cidade de Nova York.


Alguém pode dizer, naturalmente, que há uma primeira vez para todas as coisas, e que um incêndio verdadeiramente extraordinário pode induzir um colapso. Vamos examinar esta ideia. O que significaria um incêndio extraordinário? Dadas as propriedades do aço, um incêndio precisaria ser muito quente, muito quente e de muito longa duração. Mas os incêndios das torres não tiveram nenhuma destes características, e muito menos todas as três.


Tem havido afirmações, certamente, de que os fogos foram muito quentes. Alguns especiais da televisão afirmaram que as torres entraram em colapso porque o incêndio era suficientemente quente para fundir o aço. Exemplo: um especial da BBC News citou Hyman Brown como tendo dito: "o aço funde, e 24 mil galões [90,7 mil litros] de combustível de aviação fundiram o aço". Outra pessoa, apresentada como engenheiro de estruturas, disse: "Foi o fogo que matou os edifícios. Não há nada sobre a terra que possa sobreviver àquelas temperaturas com aquela quantidade de combustível a queimar ... As colunas teriam fundido" (Barter, 2001). [7]


Estas afirmações, contudo, são absurdas. O aço nem mesmo começa a fundir antes de atingir 2800º Fahreinheit [1538º Celsius] [8] E mesmo assim incêndios abertos alimentados por hidrocarbonetos como o querozene — que é o jet fuel — podem no máximo elevar-se a 1700ºF [927ºC], temperatura que está quase 1100 graus F [593ºC] abaixo do ponto de fusão do aço. [9] Podemos, consequentemente, afastar a afirmação de que as torres entraram em colapso porque as suas colunas de aço fundiram-se. [10]


A maior parte dos defensores da teoria oficial não faz, de facto, esta afirmação absurda. Ele dizem simplesmente que o fogo aqueceu o aço até o ponto em que este perdeu tanto da sua resistência (strenght) que envergou(buckled) [11] Thomas Eagar, por exemplo, diz que o aço perde 80 por cento da sua resistência quando aquecido a 1300ºF e argumenta que foi isto o que aconteceu. Mas para esta afirmação ser plausível, os fogos ainda teriam tido de ser bastante quentes.


Mas não foram. Foram feitas afirmações, como vimos, acerca do jet fuel. Mas grande parte dele queimou-se muito rapidamente nas enormes bolas de fogo produzidas quando os aviões bateram nos edifícios, e o resto consumiu-se dentro de 10 minutos, [12] após os quais as chamas extinguiram-se. Fotografias das torres tiradas 15 minutos após terem sido batidas mostram poucas chamas e bocados de fumo negro, um sinal de que os fogos estavam a morrer por falta de oxigénio. Thomas Eagar, reconhecendo este facto, diz que os fogos estavam "provavelmente apenas a cerca de 1200 ou 1300ºF" [649 ou 704ºC] (Eagar, 2002).


Além disso, há razões para acreditar que os fogos não estavam sequer àquela temperatura. Como mostram as fotografias, os fogos não romperam vidraças e nem mesmo se espalharam muito para além dos seus pontos de origem (Hufschmid, 2002, p. 40). Esta evidência fotográfica é apoiada por estudos científicos executados pelo NIST, os quais descobriram que das 16 colunas do perímetro examinadas, "apenas três tinham evidência de que o aço atingira temperaturas acima dos 250°C [482°F],” e nenhuma evidência de que qualquer das colunas centrais tivesse mesmo atingido aquelas temperaturas (2005, p. 88).


O NIST (2005) afirma que "não generalizou estes resultados, uma vez que as colunas examinadas representavam apenas 3 por cento das colunas do perímetro e 1 por cento das colunas centrais dos pisos incendiados". Que apenas uma porcentagem tão diminuta das colunas estivesse disponível deveu-se, claro, ao facto de responsáveis governamentais terem imediatamente vendido e embarcado para o estrangeiro a maior parte das colunas. Em qualquer caso, as descobertas do NIST, com base nesta diminuta porcentagem das colunas, não são irrelevantes. Elas significam que quaisquer especulações de que algumas das colunas centrais atingiram temperaturas muito mais elevadas seriam apenas isso — pura especulação não suportada por qualquer evidência empírica.


Além disso, mesmo se o fogo tivesse atingido 1300º F [704º C], como supõe Eagar, isto não significa que qualquer parte do aço teria atingido tal temperatura. O aço é um excelente condutor de calor. Aplique um fogo numa parte de uma longa barra de aço e o calor rapidamente espalhar-se-á às outras partes e a quaisquer outras peças de aço com as quais aquela barra esteja conectada. [13]


Para fogos terem aquecido algumas das colunas de aço a qualquer coisa próxima à sua própria temperatura, eles precisariam ser muito grandes, relativamente à dimensão dos edifícios e à quantidade de aço dentro deles. As torres, naturalmente, eram enormes e tinha uma enorme quantidade de aço. Um fogo pequeno, localizado, de 1300ºF [704ºC] nunca teria aquecido quaisquer das colunas de aço mesmo a uma temperatura próxima daquela, pois o calor ter-se-ia dispersado rapidamente por todo o edifício.


Alguns defensores da estória oficial afirmaram que os incêndios na verdade foram muito grandes, transformando os edifícios em "infernos grandiosos". Mas toda a evidência vai contra esta afirmação, especialmente em relação à torre sul, que entrou em colapso primeiro. Esta torre foi batida entre os pisos 78 e 84, de modo que esta é a região onde o fogo teria sido mais intenso. E mesmo assim Brian Clark, um sobrevivente, disse que quando desceu ao 80º piso: "Podia-se olhar através da parede e das fendas e ver chamas ... apenas lambidelas, não um inferno barulhento, apenas chamas tranquilas e algum fumo a alongar-se através da parede". [14] De igual modo, um dos chefes de bombeiros que alcançou o 78º piso descobriu apenas "dois bolsões isolados de fogo". [15]


A torre norte, certamente, tinha fogos que eram suficientemente grandes e quentes para levar muitas pessoas a saltarem para a morte. Mas como sabe qualquer um com uma lareira ou forno, o fogo que não danifica o aço ou mesmo o ferro queimará a carne humana. Em muitos casos também pode ter sido mais o fumo do que o calor o que levou pessoas a saltarem.


De qualquer forma, os fogos, para enfraquecerem as colunas de aço, teriam precisado ser não apenas muito grandes e muito quentes como também muito duradouros. [16] Disseram ao público que as torres tinham tais fogos, com a CNN a dizer que fogos "muito intensos queimaram durante um longo tempo". [17] Mas não foi assim. A torre norte entrou em colapso uma hora e 42 minutos depois de ser batida, a torre sul entrou em colapso depois de apenas 56 minutos.


Para verificar quão ridícula é a afirmação de que os incêndios de curta duração nas torres poderiam ter induzido um colapso estrutural, podemos compará-los com alguns outros incêndios. Em 1988, um incêndio no First Interstate Bank Building em Los Angeles ardeu durante 3,5 horas e destruiu 5 dos 62 andares do edifício, mas não houve dano estrutural significativo (FEMA, 1088). Em 1991, um enorme incêndio no One Meridian Plaza, de Filadélfia, perdurou por 18 horas e destruiu 8 dos 39 andares do edifício, mas, afirma o relatório do FEMA, embora "traves e vigas mestras tenham-se vergado e deformado ... sob severas exposições ao fogo ..., as colunas continuaram a suportar suas cargas sem dano óbvio" (FEMA, 1991). Em Caracas, em 2004, um incêndio num edifício de 50 andares ardeu durante 17 horas, destruindo completamente os 20 andares superiores do edifício, e mesmo assim ele não entrou em colapso (Nieto, 2004). E contudo nós somos supostos acreditar que um incêndio de 56 minutos levou a torre sul a entrar em colapso.


Além disso, ao contrário dos incêndios nas torres, os incêndios em Los Angeles, Filadélfia e Caracas foram suficientemente quentes para partir vidraças.


Uma outra importante comparação é proporcionada por uma série de experimentos efectuados na Grã-Bretanha em meados da década de 1990 a fim de verificar que espécie de danos podiam ser infligidos a edifícios com estrutura de aço sujeitando-os a incêndios extremamente quentes, todos eles a consumi-los durante muitas horas. O FEMA, tendo examinado aqueles experimentos, afirmou: "Apesar de a temperatura das vigas de aço ter atingido 815-927ºC (1500-1700ºF) em três dos testes ..., não foi observado colapso em nenhum dos seis experimentos" (1988, Apêndice A).


Estas comparações revelam o absurdo da afirmação do NIST de que as torres entraram em colapso porque os aviões golpearam a protecção contra o fogo das colunas de aço. A protecção anti-fogo proporciona defesa durante apenas umas poucas horas, assim o aço nos edifícios em Filadelfia e Caracas foi directamente exposto ao fogo durante 14 horas ou mais e mesmo assim não vergou. O NIST afirma, no entanto, que o aço na torre sul vergou porque foi exposto directamente às chamas durante 56 minutos. [18]


Uma afirmação produzida por alguns defensores da teoria oficial é especular que havia algo nas Twin Towers que as tornaria singularmente vulneráveis ao fogo. Mas estas especulações não são apoiadas por qualquer prova. E, como destacou Norman Glover: "Quase todos os grandes edifícios serão local para um grande incêndio durante a sua vida útil. Nenhum edifício de grande altura alguma vez entrou em colapso devido ao fogo. O WTC foi o local de um incêndio em 1975, entretanto o edifício sobreviveu com danos menores, foi reparado e retornou ao serviço" (Glover, 2002).


MÚLTIPLAS EVIDÊNCIAS DE DEMOLIÇÃO CONTROLADA 


Há uma verdade reversa para o facto de que, além dos alegados casos do 11/Set, o fogo nunca ter provocado colapsos em grandes edifícios com estrutura de aço. Esta verdade reversa é que todos os colapsos totais anteriores foram provocados pelo procedimento conhecido como "demolição controlada", no qual explosivos capazes de cortar aço foram colocados em lugares cruciais por todo o edifício e a seguir deflagrados numa ordem particular. Justamente por saber que as torres entraram em colapso, a suposição natural portanto seria que elas foram deitadas abaixo por explosivos.


Esta suposição a priori é, além disso, suportada por um exame empírico da natureza particular dos colapsos. Aqui chegamos ao segundo grande problema com a teoria oficial, nomeadamente de que os colapsos tinham pelo menos onze características que seriam de esperar se, e apenas se, fossem utilizados explosivos. Descreverei brevemente estas onze características.


Início súbito: Numa demolição controlada, o início do colapso é súbito. Num primeiro momento, o edifício está perfeitamente imóvel; no momento seguinte ele subitamente começa a entrar em colapso. Mas o aço, quando aquecido, não verga nem se parte subitamente. Assim, em colapsos induzidos por incêndios — se tivéssemos quaisquer exemplos dos mesmos — o início seria gradual. Vigas horizontais e pilastras (trusses) começariam a perder firmeza, colunas verticais, se sujeitas a forças fortes, começariam a vergar. Mas como mostram os vídeos das torres, [19] não havia sinais de envergamento ou perda de firmeza, mesmo sobre os andares exactamente acima dos danos provocados pelo impacto dos aviões. Os edifícios estavam perfeitamente imóveis até o momento em que começaram os seus colapsos.


Caimento a pique (Straight Down): A coisa mais importante numa demolição controlada de um edifício alto próximo a outros edifícios é que ele venha cair a direito, dentro, ou pelo menos próximo, do seu próprio terreno, de modo a que não danifique os outros edifícios. Toda a arte da ciência da demolição controlada é orientada primariamente em torno deste objectivo. Como explicou Mark Loizeaux, presidente da Controlled Demolition, Inc., "para deitar [um edifício] abaixo como queremos, de modo a que ... nenhuma outra estrutura seja danificada", a demolição deve ser "totalmente planeada", utilizando "o explosivo correcto [e] o padrão correcto de disposição das cargas" (Else, 2004). [20] Se os 110 andares das Twin Towers houvessem caído mal, eles teriam provocado uma enorme quantidade de danos a edifícios que cobriam muitos quarteirões da cidade. Mas as torres caíram a direito. Consequentemente, a teoria oficial, ao implicar que o incêndio produziu colapsos que imitavam perfeitamente aqueles que normalmente se verificam somente por explosivos colocados com precisão, exige um milagre. [21]


Velocidade quase de queda livre: Edifícios deitados abaixo por explosão controlada colapsam à velocidade quase de queda livre. Isto pode ocorrer porque os apoios para os pisos mais baixos são destruídos, de modo que quando os pisos superiores vêm abaixo eles não encontram resistência. O facto de que os colapsos da torres imitassem esta característica da demolição controlada foi mencionada indirectamente pelo Relatório da Comissão do 11/Set (The 9/11 Commission Report), o qual afirmou que a "Torre Sul colapsou em 10 segundos" (Kean e Hamilton, 2004, p. 305). [22] Os autores do relatório evidentemente pensaram que a rapidez deste colapso não entrava em conflito com a teoria oficial, conhecida como a teoria "panqueca". De acordo com esta teoria, os pisos acima dos pisos que foram enfraquecidos pelo impacto do avião caíram sobre o piso de baixo, o que provocava uma reacção em cadeia, de modo que os pisos "panquecaram" todo o caminho abaixo.


Mas se foi isto que aconteceu, os pisos inferiores, com todo o seu aço e betão, teriam proporcionado resistência. Os pisos superiores não podiam ter caído através deles à mesma velocidade que cairiam através do ar. Contudo, os vídeos dos colapso mostram que o entulho a cair dentro do perfil do edifício caia à mesma velocidade que o entulho do lado de fora [23] (Jones, 2006). Como arquitecto e físico, Dave Heller (2005) explica:
os andares não podiam ter estado a cair como panquecas. Os edifícios caíram demasiado rapidamente. Os andares devem ter caído todos simultaneamente para atingir o chão num espaço de tempo tão curto. Mas como? ... No método conhecido como demolição controlada, cada piso de um edifício é destruído justamente no momento em que o piso de cima está prestes a cair sobre ele. Assim, os andares caem simultaneamente, e em virtual queda livre. (Garlic e Glass 6)
Colapso total: A teoria oficial é ainda mais decisivamente rejeitada pelo facto de que os colapsos foram totais. Estes edifícios de 110 andares colapsaram em pilhas de entulho com apenas uns poucos andares de altura. Como foi isto possível? O núcleo de cada torre continha 47 colunas em caixa de aço maciças. [24] De acordo com a teoria da panqueca, os suportes horizontais de aço escaparam das colunas verticais. Mas se foi isto que aconteceu, as 47 colunas centrais teriam permanecido de pé. A Comissão do 11/Set sugeriu uma solução ousada para este problema. Ela simplesmente negou a existência das 47 colunas centrais, dizendo: "O núcleo interior dos edifícios era um poço de aço vazio (a hollow steel shaft), no qual foram agrupados elevadores e escadas" (Kean e Hamilton, 2004, 541 note 1). Voila! Sem quaisquer 47 colunas centrais, o problema principal está removido.

O Relatório NIST manipulou este problema muito difícil ao afirmar que quando os pisos entraram em colapso os mesmos puxaram as colunas, levando a que as do perímetro se tornassem instáveis. Esta instabilidade aumentaria então o peso da carga sobre as colunas centrais, as quais teriam sido enfraquecidas pelos incêndios tremendamente quentes no núcleo, os quais, afirma o NIST, atingiriam 1832ºF (1000ºC), e esta combinação de factores de algum modo produziu o "colapso global" (NIST, 2005, pp. 28, 143).


Esta teoria defronta-se com dois problemas. Primeiro, a afirmação do NIST acerca de incêndios tremendamente quentes no núcleo está completamente desapoiada pela evidência. Como vimos anteriormente, os seus próprios estudos não descobriram qualquer prova de que quaisquer das colunas centrais tivesse atingido temperatura de mesmo 482ºF (250ºC), de modo que a sua teoria envolve um acréscimo puramente especulativo de mais de 1350ºF (732ºC). [25] Segundo, mesmo que esta sequência de eventos tivesse ocorrido, o NIST não apresenta explicação da razão porque teria provocado colapso global — isto é, total. O Relatório NIST assevera que a "falência das colunas" ocorreu tanto nas do centro como nas do perímetro. Mas isto permanece uma afirmação vazia. Não há explicação plausível da razão porque as colunas se teriam rompido ou mesmo vergado de modo a produzir colapso global à velocidade virtual de queda-livre, mesmo que tivessem atingido tais temperaturas. [26]


Aço cortado (Sliced Steel): Nas demolições controladas de edifícios com estrutura de aço são utilizados explosivos para cortar em pedaços colunas e vigas de aço. Um representante da Controlled Demolition, Inc., afirmou que o RDX, um dos explosivos poderosos utilizados habitualmente, corta o aço em fatias tal como uma "lâmina de navalha atravessa um tomate". O aço é, além disso, não simplesmente cortado em fatias, é cortado em fatias com comprimentos manejáveis. Como diz a Controlled Demolition, Inc. na sua publicidade: "Nosso sistema DREXSTM ... segmenta componentes de aço em pedaços que cumprem a capacidade de elevação do equipamento [guindastes] disponível". [27]


Os colapsos das Twin Towers, aparentemente, de certo modo também conseguiram imitar esta característica das demolições controladas. Jim Hoffman (2004), depois de estudar várias fotos do sítio do colapso, disse que grande parte do aço parecia estar "cortado em pequenos pedaços ... secções que podiam ser facilmente carregadas para cima do equipamento que estava a limpar o terreno (Ground Zero) ". [28]


Pulverização do betão e outros materiais: Outra característica da demolição controlada é a produção de um bocado de poeira, porque explosivos suficientemente poderosos para cortar aço pulverizarão betão e a maior parte das outras substâncias não-metálicas em micro partículas. E Hoffman (2003) relata: "aproximadamente todos os constituintes não-metálicos das torres foram pulverizadas em um pó fino". [29] Esta observação também foi feita pelo coronel John O'Dowd, do U.S. Army Corps of Engineers. "Nos sítios do World Trade Center", disse ele ao History Channel, "parecia como se tudo estivesse pulverizado" (History Channel, 2002).


Este facto cria um problema para a teoria oficial, segundo a qual a única energia disponível era a gravitacional. Esta energia teria sido suficiente para partir a maior parte do betão em peças bastantes pequenas. Mas ela não teria estado de modo algum próxima da quantidade de energia necessária para transformar o betão e virtualmente todos os conteúdos não-metálicos dos edifícios em micro partículas de pó.


Nuvens de pó: Uma outra característica comum às demolições controladas é ainda a produção de nuvens de pó, as quais resultam das explosões quando ejectam a poeira a partir do edifício com grande energia. E, como se pode ver ao comparar vídeos na web, os colapsos das torres produziram nuvens que são muito semelhantes àquelas provocadas por demolições controladas de outras estruturas, tais como o Kigdome de Seattle. A única diferença é que as nuvens produzidas durante os colapsos das torres foram proporcionalmente muito maiores.[30]


A questão da fonte de energia necessária levanta-se outra vez. Hoffman (2003), focando a expansão da nuvem de pó da Torre Norte, calcula que a energia exigida para esta expansão — ignorando a energia necessária para cortar o aço e pulverizar o betão e outros materiais — excedeu em pelo menos 10 vezes a energia gravitacional disponível.


O conto oficial, portanto, envolve uma enorme violação das leis da física — uma violação que se torna ainda mais gigantesca quando consideramos a energia exigida para pulverizar o betão (e quem dirá a energia exigida para romper o aço).


Além da quantidade absoluta (sheer) de energia necessária, um outro problema com a teoria oficial é que a energia gravitacional é totalmente inadequada para explicar a produção destas nuvens de pó. Isto é mais obviamente o caso nos primeiros poucos segundos. Palavras de Hoffman: "Você pode ver espessas nuvens de betão pulverizado a serem ejectadas dentro dos primeiros dois segundos. Isto é quando o movimento relativo do topo da torre para a porção intacta era de apenas uns poucos pés por segundo". [31] Jeff King (2003), na mesma linha, afirma: "[Uma grande quantidade de] pó de betão muito fino é ejectado do topo do edifício muito antes do colapso ... [quando] fatias grossas de betão [teriam estado] a chocar-se umas contra as outras a [apenas] 20 ou 30 mph" (32 ou 48 km/h).


A importância da questão de King pode ser apreciada justapondo-a à afirmação de Shyam Sunder, investigador principal do NIST, de que embora as nuvens de pó criadas durante os colapsos das Twin Towers possam dar a impressão de uma demolição controlada, "é o desmoronamento (pancaking) dos pisos que leva àquela percepção" ( Popular Mechanics, 2005). O desmoronamento, segundo a teoria oficial defendida por Sunder, começou no piso debaixo dos buracos criados pelo impacto dos aviões. Como destaca King, esta teoria não pode lidar com o facto, revelado pelas fotografias e pelos vídeos, de que as nuvens de pó foram criadas muito acima das zonas de impacto.


Ejecções horizontais: Outra característica comum das demolições controladas é a ejecção horizontal de outros materiais, além do pó, daquelas áreas do edifício nas quais são deflagrados explosivos. No caso das Twin Towers, fotos e vídeos revelam que "pesadas peças de aço foram ejectadas em todas as direcções a distâncias de mais de 500 pés (152 metros), enquanto a cobertura de alumínio era atirada a mais de 700 pés (213 m) das torres" (Paul e Hoffman, 2004, p. 7). Mas a energia gravitacional é, naturalmente, vertical, de modo que não pode nem mesmo começar a explicar estas ejecções horizontais.


Cadeias (rings) de demolição: Ainda outra característica comum aos colapsos induzidos por explosivos são cadeias de demolição, nas quais séries de pequenas explosões desencadeiam-se rapidamente por um edifício. Esta característica também se manifestou nos colapsos das torres. [32]


Sons produzidos pelas explosões: A utilização de explosivos para induzir colapsos produz, naturalmente, sons provocados pelas explosões. Tal como todas as características anteriores exceptuado o corte das colunas de aço dentro do edifício, esta pôde ser observada pelas testemunhas. E, como veremos abaixo, há testemunhos abundantes da existência de tais sons antes e durante os colapsos das torres.


Aço fundido: Uma décima primeira característica que só seria de esperar se fossem utilizados explosivos para cortar as colunas de aço seria aço fundido, e a sua existência no sítio do WTC foi na realidade relatada por várias testemunhas, incluindo as duas principais figuras envolvidas na limpeza, Peter Tully, presidente da Tully Construction, e Mark Loizeaux, presidente da Controlled Demolition, Incorporated. Tully afirma que viu poças de "aço literalmente fundido" no sítio. Loizeaux afirmou que várias semanas após o 11/Set, quando o entulho estava a ser removido, "pontos quentes de aço fundido" foram descobertos "nas bases dos poços dos elevadores das torres principais, sete níveis abaixo [porão]" (ambas as declarações citadas em Bollyn, 2004). [33]


Leslie Robertson, o engenheiro chefe de estruturas das Twin Towers, também afirmou: "Até 21 dias após o ataque, os fogos ainda estavam a arder e aço fundido ainda corria" (Williams, 2001). A jornalista Jennifer Lin, da Knight-Ridder, abordando Joe "Toolie" O'Toole, um bombeiro do Bronx que trabalhou durante muitos meses nos esforços de resgate e limpeza, escreveu: "Fogos subterrâneos arderam durante meses. O'Toole recorda-se que em Fevereiro viu um guindaste puxar verticalmente uma trave de aço das profundidades no interior das catacumbas do Piso Zero. "Ela estava a pingar de aço fundido", afirmou ele"' (Lin, 2002). Greg Fuchek, vice-presidente de vendas da LinksPoint, Inc., que forneceu algum alguns dos equipamentos de computação utilizados para identificar restos humanos no local, descreveu as condições de trabalho como "infernais", parcialmente porque durante seis meses a temperatura do chão variou entre 600 graus Fahrenheit e 1500 graus ou mais (316 a 816ºC). Fuchek acrescentou que "por vezes, quando um trabalhador puxava uma trave de aço das ruínas, a ponta da trave pingava aço fundido" (Walsh, 2002). E ainda mais testemunhas falam de aço fundido. [34]


Estes testemunhos são de grande significado, uma vez que seria difícil imaginar o que, além de explosivos potentes, poderia ter levado uma parte do aço a fundir.


A importância da natureza dos colapsos, como resumidos nestas 11 características, é mostrada pelo fato de que tentativas de defender a teoria oficial tipicamente ignoram a maior parte delas. Exemplo: um artigo em Popular Mechanics (2005), procurando desmascarar aquilo a que chama alguns dos mitos mais predominantes acerca do 11/Set fabricado por "teóricos da conspiração", ignora totalmente a subitaneidade, a verticalidade, a rapidez e a totalidade dos colapsos e também deixa de mencionar os testemunhos acerca do aço fundido, das cadeias de demolição e dos sons de explosões. [35]

2. TESTEMUNHOS ACERCA DE EXPLOSÕES E FENÓMENOS RELATADOS NAS HISTÓRIAS ORAIS DO 11/SET

A maior parte destas 11 características — quase todas excepto o corte das colunas centrais e o aço fundido nos porões —, se tivessem ocorrido antes ou durante os colapsos das torres, podia ter sido observada pelas pessoas na área. E, de facto, testemunhos acerca de alguns destes fenómenos têm estado disponíveis, logo após o 11/Set, de repórteres [36] , bombeiros [37] , oficiais da polícia [38] , pessoas que trabalhavam nas torres [39] e um eminente técnico em explosivos, Van Romero [40] , que afirmou no próprio dia, depois de ver os videotapes, que os colapsos não só se assemelhavam àqueles produzidos por implosões controladas como deviam, de facto, ter sido provocados por "alguns dispositivos explosivos dentro dos edifícios" porque eles eram "demasiado metódicos" para terem sido resultados casuais de choques de aviões (Uytterbrouck, 2001) [41] . Alguns destes testemunhos foram muito impressionantes. Houve, contudo, apenas uns poucos deles e foram dispersos aqui e ali. Nenhum grande corpo de testemunhos esteve imediatamente acessível.

Mas esta situação mudou dramaticamente. Logo após o 11/Set, o New York Fire Department registou mais de 500 histórias orais, nas quais bombeiros e trabalhadores da emergência médica contaram suas experiências daquele dia [o Emergency Medical Services tornou-se uma divisão dentro do Fire Department (Dwyer, 2005a).] A administração de Bloomberg, presidente da municipalidade, contudo, recusou-se a divulgá-los. Mas então o New York Times, juntamente com várias famílias vítimas do 11/Set, abriu processo e, após uma longa tramitação, o Tribunal de Apelo de Nova York (New York Court of Appeals) ordenou à cidade que divulgasse a maior parte destas histórias orais, o que foi feito em Agosto de 2005 [42] (Dwyer, 2005b). The Times a seguir fê-las publicamente disponíveis (NYT, 2005). [43]


Estas histórias orais contem muitas dúzias de testemunhos que falam de explosões e fenómenos característicos relacionados com demolição controlada. Darei alguns exemplos.


EXPLOSÕES 


Vários indivíduos relataram terem testemunhado uma explosão imediatamente antes de uma das torres entrar em colapso. O chefe de Batalhão John Sudnik afirmou: "ouvimos ... o que soava como uma explosão surda e levantando os olhos vi a torre dois começar a vir abaixo" (NYT, Sudnick, p. 4).


Várias pessoas relataram explosões múltiplas. O paramédico Kevin Darnowski afirmou: "Ouvi três explosões, e a seguir ... a torre dois começou a vir abaixo" (NYT, Darnowski, p. 8).


O bombeiro Thomas Turilli afirmou: "quase soava como bombas a explodirem, como bum, bum, bum, algo como sete ou oito" (NYT, Turilli, p. 4).


Craig Carlsen afirmou que ele e outros bombeiros "ouviram explosões a virem da ... torre sul ... Houve cerca de dez explosões ... Percebemos então que o edifício começou a vir abaixo" (NYT, Carlsen, pp. 5-6).


O bombeiro Joseph Meola afirmou, "parecia como se o edifício estivesse a arrebentar por todos os quatro lados. Nós realmente ouvimos as detonações" (NYT, Meola, p. 5).


O paramédico Daniel Rivera também mencionou "detonações." Perguntado de como soube que a torre sul estava a vir abaixo, afirmou:


Era um ruído maldito (frigging). A princípio pensei que era — como quando se vê demolição profissional em que eles colocam as cargas em certos pisos e a seguir você ouve 'pop, pop, pop, pop, pop'? ... Pensei que era isso. (NYT, Rivera, p. 9)


O colapso principiou abaixo da zona de impacto e de incêndio de acordo com o relato oficial, o "panquequeamento" começou quando os pisos acima do buraco provocado pelo avião caíram sobre os pisos abaixo. Algumas testemunhas, contudo, relataram que o colapso da torre sul começou um pouco mais abaixo.


Timothy Burke afirmou que "o edifício estourou, mais abaixo do que o local do incêndio .. Eu estava a ir, oh meu deus, há um dispositivo secundário devido ao modo como o edifício estourou. Pensei que era uma explosão" (NYT, Burke, pp. 8-9).


O bombeiro Edward Cachia afirmou: "Aquilo realmente deu-se num piso mais baixo, não no piso em que o avião bateu ... Nós inicialmente pensámos que era como uma detonação interna, explosivos, porque foi em sucessão, bum, bum, bum, bum, e a seguir a torre veio abaixo" (NYT, Cachia, p. 5).


A importância destas observações é reforçada pelo facto de que o autores do Relatório NIST, depois de terem divulgado um minuta para o público, sentiram a necessidade de acrescentar a seguinte declaração ao Sumário Executivo:
O NIST não descobriu prova que corroborasse hipóteses alternativas sugerindo que as torres WTC foram deitadas abaixo por demolição controlada utilizando explosivos instalados antes do 11 de Setembro de 2001 ... Ao contrário, fotos e vídeos de vários ângulos mostraram claramente que o colapso iniciou-se nos andares do incêndio e do impacto e que o colapso progrediu para baixo a partir dos andares em que tiveram início.
Os bombeiros Burke e Cachia agora presumivelmente precisam perguntar-se: Em que é que vamos acreditar, nos nossos próprios olhos ou num relatório oficial do governo?

CHISPAS E CADEIAS DE DEMOLIÇÃO 


Algumas das testemunhas falam de chispas (flashes) e de fenómenos que sugerem cadeias (rings) de demolição. O comissário assistente Stephen Gregory afirmou: "Pensei ... antes ... de a Nº 2 vir abaixo, que vi chispas de baixo nível ... eu ... vi uma chispa chispa chispa ... [no] nível mais baixo do edifício. Sabe, como quando eles demolem um edificio?" (NYT, Gregory, pp. 14-16).


O capitão Karin Deshore afirmou: "Em algum lugar em torno do meio ... havia esta chispa laranja e vermelha a sair. Inicialmente era apenas uma chispa. Então esta chispa continuou a estourar a toda volta do edifício e aquele edifício começou a explodir ... Com cada som de estouro havia inicialmente uma chispa inicialmente laranja e a seguir vermelha para fora do edifício e então ela contornava exactamente todo o edifício em ambos os lados, tanto quanto eu podia ver. Estes sons de estouro e as explosões foram ficando maiores, indo tanto para cima como para baixo e então contornando todo o edifício" (NYT, Deshore, p. 15).


O bombeiro Richard Banaciski afirmou: "Houve apenas uma explosão. Parecia como na televisão quando eles explodem estes edifícios. Parecia como se estivesse a contornar como um cinturão, todas estas explosões" (NYT, Banaciski, pp. 3-4).


O vice-comissário Thomas Fitzpatrick afirmou: "Parecia como uma cintilação em torno de uma camada específica do edifício ... Minha reacção inicial foi que isto era exactamente do modo que aparece quando eles lhe mostram aquelas implosões na TV" (NYT, Fitzpatrick, pp. 13-14).


EJECÇÔES HORIZONTAIS 


Umas poucas testemunhas falam de ejecções horizontais. O chefe Frank Cruthers afirmou: "Havia o que parecia ser ... uma explosão. Apareceu no topo extremo, simultaneamente de todos os quatro lados, materiais cuspidos horizontalmente. E então pareceu haver um retardamento momentâneo antes que você pudesse ver o princípio do colapso" (NYT, Cruthers, p. 4).


Este testemunho é importante, porque a teoria oficial sustenta que as ejecções foram produzidas pelos andares a entrarem em colapso. Assim, ouçamos o bombeiro James Curran, que afirmou: "Olhei para trás e ... ouvi como todo o andar estalava. Olhei para trás e devido à pressão todas as coisas estavam a pôr-se fora dos pisos antes de ele realmente entrar em colapso" (NYT, Curran, pp. 10-11).


O chefe de batalhão Brian Dixon afirmou, "o piso mais abaixo do incêndio na torre sul parecia realmente como se alguém houvesse plantado explosivos em torno porque ... tudo estourava num único piso" (NYT, Dixon, p. 15).[44]


EXPLOSÕES SINCRONIZADAS 


Algumas testemunhas afirmam que as explosões pareciam estar sincronizadas. O bombeiro Kenneth Rogers, por exemplo, afirma: "houve uma explosão na torre sul ... Continuei a observar. Piso após piso após piso. Um piso sob um outro sob um outro ... Parecia como uma sincronizada e deliberada espécie de coisa" (NYT, Rogers, pp. 3-4).[45]


Por que o público nada sabe deste relatos? Se todos estes bombeiros e trabalhadores médicos testemunharam todos estes fenómenos sugestivos de demolição controlada, pode-se querer saber porque o público não os conhece. Parte da resposta é fornecida pelo tenente bombeiro auxiliar Paul Isaac. Tendo dito que "houve definitivamente bombas nos edifícios, mas eles receiam pelos seus empregos se admitirem isto porque as altas patentes ('higher-ups') proíbem discussões deste facto" (Lavello, n.d.). Uma outra parte da resposta é que quando umas poucas pessoas, como Isaac e William Rodriguez falaram, a imprensa de referência (mainstream press) não relatou suas declarações.

3. IMPLICAÇÕES

A teoria oficial acerca do colapso das torres, como sugeri, torna-se extremamente implausível por dois factos principais: Primeiro, à parte a alegada excepção do 11/Set, edifícios de grande altura com estrutura de aço nunca entraram em colapso devido a incêndios; todos os colapsos dos mesmos foram produzidos por explosivos cuidadosamente colocados. Segundo, os colapsos da Twin Towers manifestaram pelo menos 11 características distintivas de explosões controladas. A probabilidade de que qualquer destas características pudesse ocorrer na ausência de explosivos é extremamente baixa. A probabilidade de que todas as 11 ocorressem é essencialmente zero. [46]

Podemos afirmar, portanto, que a teoria oficial acerca das torres está tão perfeitamente refutada quanto uma teoria poderia ser, ao passo que toda a evidência pode ser explicada pela teoria alternativa, segundo a qual as torres foram deitadas abaixo por explosivos. A teoria oficial é, consequentemente, uma teoria ultrajante, ao passo que a teoria alternativa é, de um ponto de vista científico, a única teoria razoável disponível. [47]

4. OUTROS FACTOS SUSPEITOS

Além disso, embora já tenhamos considerado evidência suficiente para a teoria de que as torres foram deitadas abaixo por explosivos, ainda há mais.

Remoção do aço: Antes de mais, o aço dos edifícios foi removido rapidamente antes que pudesse ser examinado adequado [48] , sendo todo ele virtualmente vendido a sucateiros, os quais embarcaram-no em navios para a Ásia [49] . Remover qualquer evidência da cena de um crime é geralmente um delito federal. Mas neste caso, responsáveis federais facilitaram a remoção. [50]


Esta remoção provocou protestos. No dia do Natal de 2001, o New York Times afirmou: "A decisão de reciclar rapidamente as colunas de aço, traves e pilastras do WTC nos dias imediatamente a seguir ao 11/Set significa que respostas definitivas nunca poderão ser encontradas" [51] . Na semana seguinte, a revista Fire Engineeringafirmou: "Estamos literalmente a tratar o aço removido do local como lixo, não como evidência crucial da cena do incêndio (Brannigan, Corbett, e Dunn, 2002). ... A destruição e remoção da evidência devem cessar imediatamente" (Manning, 2002).


Contudo, Bloomberg, presidente da municipalidade, defendendo a decisão de descartar o aço, afirmou: "Se quiser dar uma olhadela em métodos de construção e concepção, é isto que fazem os computadores neste dia e era.[52] Apenas olhar para uma peça de metal geralmente não lhe conta grande coisa". [53] Mas isto não é verdade. Um exame do aço podia ter revelado se ele foi cortado por explosivos.


Esta remoção de uma quantidade de material sem precedentes da cenas de um crime sugere que um crime sem precedentes estava a ser encoberto. [54]


A prova de que este encobrimento foi continuado pelo NIST é proporcionada pelo seu tratamento de uma descoberta provocante relatada pelo FEMA, a qual era de que alguns dos espécimes de aço foram "rapidamente corroídos pela sulfidação" (FEMA, 2002, Apêndice C). Este relatório é significativo, porque a sulfidação é uma consequência de explosivos. O FEMA, correctamente, exigiu nova investigação desta descoberta, a qual o New York Times classificou como "talvez o mais profundo mistério desvelado na investigação" (Killough-Miller, 2002). Um problema estreitamente relacionado, expresso logo após o 11/Set pelo dr. Jonathan Barnett, Professor de Engenharia de Protecção de Incêndios (Fire Protection Engineering) no Worcester Polytechnic Institute, é que "o incêndio e o dano estrutural ... não explicariam pedaços de aço nas ruínas que parecem ter sido parcialmente evaporados" (Glanz, 2001). Mas o relatório NIST, na sua secção intitulada "A aprender com o aço recuperado", deixa de mencionar tanto a sua evaporação como a sua sulfidação. [55] Por que deveriam os cientistas do NIST partilhar o aparente desdém de Bloomberg por estudos empíricos do aço recuperado?


Queda da antena da Torre Norte: Outro problema observado pelo FEMA é que os vídeos mostram, nas palavras do Relatório FEMA, que "a torre de transmissão sobre o topo da torre norte começou a mover-se para baixo e ligeiramente de lado antes que fosse evidente movimento na parede exterior. Isto sugere que o colapso começou com uma ou mais falhas na área central do núcleo do edifício" (FEMA, 2002, cap. 2). [56] Esta queda também foi mencionada num artigo no New York Times de James Glanz e Eric Lipton, os quais disseram: "Vídeos do colapso da torre norte parecem mostrar que a sua antena de televisão começou a cair uma fracção de segundo antes do resto do edifício. As observações sugerem que o núcleo de aço do edifício de certa forma cedeu primeiro" (Glanz and Lipton, 2002). No supostamente definitivo NIST Report não descobrimos qualquer menção a este facto. Isto é uma outra omissão conveniente, uma vez que a explicação mais plausível, e talvez a única possível, seria que as colunas do núcleo foram cortadas pelos explosivos — uma explicação que se ajustaria ao depoimento de várias testemunhas.


Inclinação (tipping) e desintegração da Torre Sul: Se a queda da torre norte foi anómala (da perspectiva da teoria oficial), o colapso da torre sul conteve uma anomalia ainda mais estranha. Os andares mais altos — acima do nível batido pelo avião — começou a inclinar-se em direcção ao lado (corner) mais danificado pelo impacto. De acordo com as leis de conservação-de-momento, este bloco de aproximadamente 34 pisos deveria ter caído ao chão muito fora do terreno do edifício. "Contudo", observam Paul e Hoffman, "quando o topo então começou a cair, a rotação desacelerou. Então reverteu a direcção [embora] a lei da conservação do momento angular declare que um objecto sólido em rotação continuará a rodar à mesma velocidade a menos que influenciado por uma força de torção (torque) " (Paul and Hoffman, 2004, p. 34).


E assim, nas palavras de Steven Jones, professor de física na BYU, "este bloco transformou-se principalmente em pó no meio do ar!" Esta desintegração parou a inclinação e permitiu que os andares mais altos caíssem a prumo, ou pelo menos próximo disso, no terreno do edifício. Como observa Jones, este comportamento extremamente estranho foi uma das muitas coisas que o NIST conseguiu ignorar em virtude do facto de que a sua análise, nas suas próprias palavras, "realmente não incluíram o comportamento estrutural da torre depois de as condições para o início do colapso terem sido atingidas" (NIST 2005, p. 80, n. 12). Isto é conveniente porque significa que o NIST não tem resposta à pergunta de Jones: "Como podemos entender este estranho comportamento, sem explosivos?" (Jones, 2006).


Este comportamento, contudo, não é estranho para peritos em demolição controlada. Mark Loizeaux, responsável da Controlled Demolition, Inc., afirmou: "Controlando diferencialmente a velocidade da derrubada (failure) nas diferentes partes da estrutura, você pode faze-la passear, faze-la girar, faze-la dançar ... Nós tivemos estruturas inicialmente voltadas para norte e acabaram virando para noroeste". (Else, 2004)


Mais uma vez, algo que é inexplicável nos termos da teoria oficial torna-se algo natural se a teoria da demolição controlada for adoptada.


Segurança do WTC: A sugestão de que possam ter sido utilizados explosivos levanta a questão de como alguém desejoso de colocar explosivos nas torres poderia ter passado através dos exames de segurança. Esta questão conduz-nos a um facto possivelmente relevante acerca de uma companhia — agora chamada Stratesec mas então chamada Securacom — que estava como responsável pela segurança do World Trade Center. De 1993 a 2000, período em que a Securacom instalou um novo sistema de segurança, Marvin Bush, o irmão do presidente, foi um dos directores da companhia. E de 1999 até Janeiro de 2002, o seu primo Wirt Walker III foi o presidente (CEO, Chief Executive Office) (Burns, 2003).[57] Alguém poderia pensar que estes factos deveriam ter constado no noticiário da noite — ou pelo menos no Relatório da Comissão do 11/Set.


Estes factos, em todo o caso, podem ser relevantes de acordo com alguns relatos feitos por pessoas que trabalharam no World Trade Center. Alguns deles disseram que embora nas semanas anteriores ao 11/Set tivesse havido um alerta de segurança que obrigou a utilizar cães farejadores de bomba, aquele alerta foi suspenso cinco dias antes do 11/Set 9/11 (Taylor and Gardiner, 2001).


Além disso, um homem chamado Scott Forbes, que trabalhou para o Fiduciary Trust — a companhia para a qual trabalhou o marido de Kristen Breitweiser — escreveu:
No fim da semana [de 8-9 de Setembro de 2001] houve uma condição de desligamento de energia("power down") na ... torre sul. Esta condição de desligamento significou que não houve abastecimento eléctrico durante aproximadamente 36 horas desde o piso 50 para cima ... A razão apresentada pelo WTC para o desligamento era que a cablagem na torre estava a ser melhorada (upgraded) ... Naturalmente, sem energia não havia câmeras de segurança, nem fechaduras de segurança nas portas [enquanto] muitos, muitos "engenheiros" [estavam] a entrar e a sair da torre. [58]
Além disso, um homem chamado Ben Fountain, que foi analista financeiro do Fireman's Fund na torre sul, foi citado na People Magazine como tendo dito que, durante as semanas anteriores ao 11/Set, as torres foram evacuadas "um certo número de vezes" ( People Magazine, 2001).

Conhecimento prévio do colapso: Outro facto possivelmente relevante é que o então presidente da municipalidade Rudy Giuliani, falando à ABC News acerca do seu centro de comando de emergência temporária na Barkley Street 75, afirmou:


Estávamos a operar fora dali quando nos disseram que o World Trade Center estava a ir para o colapso, e ele entrou em colapso antes de podermos sair do edifício. [59]


Isto é uma declaração espantosa. Antes do 11/Set um incêndio nunca deitou abaixo uma estrutura de aço de grande altura. Os bombeiros que atingiram o 78º piso da torre sul certamente não acreditavam que estivesse a entrar em colapso. Mesmo a Comissão do 11/Set relatou que, no seu conhecimento, "nenhum dos chefes [de bombeiros] presentes acreditou que um colapso total de qualquer das torres fosse possível" (Kean e Hamilton, 2004, p. 302). Assim, por que alguém contaria a Giuliani que pelo menos uma das torres estava prestes a entrar em colapso?


A resposta mais razoável, especialmente à luz da nova evidência, é que alguém sabia que explosivos haviam sido postos na torre sul e estavam prestes a serem descarregados. É mesmo possível que os explosivos estivessem a ser descarregados mais cedo do que o planeado originalmente porque os fogos na torre sul estavam a apagar-se mais rapidamente do que o esperado, pois demasiado jet fuel do avião havia queimado na bola de fogo do lado de fora do edifício. [60] Isto poderia explicar porque a torre sul, embora tenha sido batida em segundo lugar, sofreu menos danos estruturais, e teve incêndios mais pequenos, entrou em colapso primeiro — depois de apenas 56 minutos. Isto é, se a estória oficial fosse aquela de que o incêndio provocou o colapso, o edifício tinha de ser deitado abaixo antes de o fogo extinguir-se completamente. [61]


Além disso, sabemos agora através de histórias orais que Giuliani não foi o único a quem foi dito que o colapso estava para vir. Pelo menos quatro dos testemunhos indicam que pouco antes do colapso da torre sul o Office of Emergency Management (OEM) havia previsto o colapso de pelo menos uma torre. [62] O director do OEM relatou directamente a Giuliani. [63] Assim, embora Giuliani tenha dito que ele e ouros "foram avisados" de que as torres estavam para entrar em colapso, era o seu próprio pessoal quem estava a avisar.


Como destacou o repórter do New York Times Jim Dwyer, a Comissão do 11/Set tinha acesso às histórias orais[64] . Ela deveria ter discutido estes factos, mas não o fez.


A negligência para com a maior parte dos factos relevantes acerca dos colapsos, manifestada pelo Relatório da Comissão do 11/Set, foi continuada pelo Relatório NIST, o qual afirmou, espantosamente:


O foco da investigação incidiu na sequência de eventos desde o instante do impacto do avião ao início do colapso de cada torre. Para brevidade neste relatório, esta sequência é mencionada como "provável sequência do colapso", embora realmente não inclua o comportamento estrutural da torre depois de as condições para o início do colapso terem sido alcançadas. ... [Nossa simulação trata apenas] a deterioração estrutural de cada torre desde o momento do impacto do avião até aquele em que o edifício ... estava prestes ao colapso (80n, 140).


Steven Jones comenta, adequadamente:


O que há acerca dos colapsos subsequentes, completos, rápidos e simétricos dos edifícios? ... O que há acerca da antena a cair primeiro na Torre Norte? O que há acerca do metal fundido observado nas áreas do porão ...? Não importa de todo que o NIST não discuta de modo algum quaisquer dados ocorridos depois de os edifícios estarem "prontos para o colapso" ("poised for collapse"). Bem, alguns de nós querem ver todos os dados, sem simulações de computadores que são "ajustadas" para faze-las combinar com resultado desejado. (Jones, 2006)


Sumário: Quando acrescentamos estes cinco factos suspeitos adicionais às onze características que os colapsos das Twin Towers tiveram em comum com demolições controladas, temos um total de dezasseis factos acerca dos colapsos destes edifícios que, apesar de serem inexplicáveis em termos da teoria oficial, são plenamente compreensíveis com a teoria de que a destruição das torres foi um trabalho interno.

5. O COLAPSO DO EDIFÍCIO 7

Como vimos, a Comissão do 11/Set simplesmente ignorou os factos discutidos acima. Ainda outro assunto não discutido pela Comissão foi o colapso do edifício 7. Mas a estória oficial acerca dele é, se possível, ainda mais problemática do que a estória oficial acerca das torres — como foi sugerido pelo título de um artigo do New York Times, "Engenheiros estão confusos sobre o colapso do WTC 7" ("Engineers Are Baffled over the Collapse of 7 WTC"( (Glanz, 2001). [65]

AINDA MAIS DIFÍCIL DE EXPLICAR 


O colapso do edifício 7 é ainda mais difícil de explicar do que o colapso da torres em parte porque não foi batido por um avião, de modo que nenhuma das teorias acerca de como os impactos dos aviões contribuíram para os colapsos das torres pode ser aplicada em relação a ele.


Além disso, toda a evidência fotográfica sugere que os incêndios neste edifício foram pequenos, não muito quentes, e limitados a uns poucos pisos. Fotografias do lado norte do edifício mostram fogos apenas no 7º e 12º pisos deste edifício de 47 andares. Assim, se o lado sul, que estava virado para as torres, tivesse incêndios em muitos outros andares, como afirmam os defensores do conto oficial, eles não eram suficientemente grandes para serem vistos a partir do outro lado do edifício. [66]


Não seria surpreendente, naturalmente, que os incêndios neste edifício fossem mesmo mais pequenos do que aqueles nas torres, porque não havia jet fuel para ter o início de um grande incêndio. Alguns defensores da estória oficial afirmaram, temos de admitir, que o diesel armazenado neste edifício de alguma forma incendiou-se e criou um inferno. Mas se o edifício 7 tivesse sido engolfado em chamas, porque nenhum dos muitos fotógrafos e equipes de cameras da TV no local capturou esta imagem?


A extrema dificuldade de explicar o colapso do edifício 7 — assumindo que não é permissível mencionar a demolição controlada — foi reconhecida pelos corpos oficiais. O relatório preparado sob a supervisão do FEMA propôs um cenário empregando o combustível diesel, a seguir admitiu que este cenário tinha "apenas uma baixa probabilidade de ocorrência"[67]. Mesmo esta declaração é generosa, porque a probabilidade de que alguma versão da estória oficial do edifício 7 ser verdadeira é a mesma das torres, essencialmente zero, porque violaria várias leis da física. Em qualquer caso, a Comissão do 11/Set, talvez devida a esta admissão pelo FEMA, evitou o problema simplesmente não mencionando o facto de que este edifício entrou em colapso.


Esta foi uma das mais espantosas omissões da Comissão. De acordo com a teoria oficial, o edifício 7 demonstrava, ao contrário da convicção universal anterior ao 11/Set, que grandes edifícios com estrutura de aço podiam entrar em colapso a partir de incêndios autónomos (fire alone), mesmo sem terem sido batidos por um avião. Esta demonstração deveriam ter significado que os códigos de construção e prémios de seguros para edifícios com estrutura de aço em todo o mundo precisariam ser alterados. E mesmo assim a Comissão do 11/Set, ao preparar o seu relatório de 571 páginas, não dedica uma única frase a este histórico evento.


AINDA MAIS SEMELHANTE A IMPLOSÕES CONTROLADAS 


Outra razão adicional porque o colapso do edifício 7 é especialmente problemático é que ele foi mesmo mais parecido com os tipos de demolição convencional mais conhecidos — nomeadamente, uma implosão, a qual começa na base (enquanto o colapso de cada torre originou-se em grande altura, próximo à região batida pelo avião). Como escreveu Eric Hufschmid:


O edifício 7 colapsou na sua base. ... O interior caiu primeiro. ... O resultado foi uma pilha muito pequena de entulho, com o lado externo do edifícios a colapsar sobre o topo da pilha. [68]


Implosion World.com, um sítio web acerca da indústria da demolição, declara que uma implosão é "de longe o tipo mais manhoso de projecto explosivo, e há apenas um punhado de companhias de explosão no mundo que possuem suficiente experiência. ... para executar as verdadeiras implosões de edifícios". [69] Poderá alguém acreditar que o incêndio teria acontecido apenas para produzir a espécie de colapso que pode ser produzido confiavelmente por apenas umas poucas companhias de demolição no mundo? O edifício tinha 24 colunas centrais e 57 colunas perimetrais. Asseverar que o incêndio levou este edifício a entrar em colapso a prumo(straight down) significaria acreditar que o incêndio levou todas as 81 colunas a falirem exactamente ao mesmo tempo. Aceitar a estória oficial é, por outras palavras, aceitar um milagre. O físico Steven Jones concorda, dizendo:


A probabilidade de um colapso quase simétrico do WTC7 devido a fogos aleatórios (a teoria "oficial") — a exigir a falha quase simultânea de muitas colunas de sustentação — é infinitesimal. Concluo que a evidência da utilização no 11/Set de explosivos pré-posicionados no WTC7 (assim como nas Torres 1 e 2) é verdadeiramente irrefutável.[70]


CONHECIMENTO PRÉVIO MUITO MAIS VASTO 


Outra razão porque o colapso do edifício 7 cria problemas especiais envolve o conhecimento prévio do seu colapso. Sabemos de apenas umas poucas pessoas com conhecimento antecipado de que as Twin Towers estavam para entrar em colapso, e a informação que temos seria consistente com a suposição de que este conhecimento foi adquirido apenas uns poucos minutos antes de a torre sul ter entrado em colapso. As pessoas podem imaginar, portanto, que alguém viu alguma coisa a sugerir que o edifício estava prestes a entrar em colapso. Mas o conhecimento prévio do colapso do edifício 7 foi mais generalizado e de maior duração. Isto é sabido há longo tempo, pelo menos pelas pessoas que lêem revistas de bombeiros. [71] Mas agora as histórias orais proporcionaram um quadro mais completo.


Notificação ampla: Pelo menos 25 dos bombeiros e trabalhadores médicos relataram que, em algum momento daquele dia, souberam que o edifício 7 estava para entrar em colapso. Bombeiros que estiveram a combater os incêndios no edifício disseram que lhes foi ordenado deixar o edifício, após o que foi estabelecida uma zona de colapso. Como trabalhador médico Decosta Wright colocou isto: "eles mediram quão longe o edifício estava a preparar-se para vir, assim nós sabíamos exactamente onde podíamos permanecer", o que era a "5 quarteirões de distância" (NYT, Wright, pp. 11-12).


Advertência antecipada: Quando exactamente a expectativa do colapso começou a circular difere conforme as testemunhas. Mas a maior parte da evidência sugere que a expectativa do colapso foi comunicada com 4 ou 5 horas de avanço. [72]


A razão alegada para a expectativa: Mas por que haveria esta expectativa de ser levantada? Os incêndios no edifício 7 foram, conforme toda a evidência fotográfica, poucos e pequenas. Assim por que os decisores no departamento decidiram retirar os bombeiros para fora do edifício 8 e eles simplesmente permaneceram em torno à espera de que entrasse em colapso?


Os chefes deram uma explicação dupla: danos mais fogo. O chefe Frank Fellini afirmou: "Quando [a torre norte] caiu, ela desgarrou aço para fora entre o terceiro e sexto andares através da fachada sobre a Vesey Street. Estávamos preocupados porque os incêndios em vários pisos e o aço faltante resultaria no colapso do edifício" (NYT, Fellini, p. 3).


Há pelo menos dois problemas com cada parte desta explicação. Um problema com a descrição do dano estrutural é que eles variam muito. Segundo o testemunho de Fellini, havia um buraco no andar quatro entre o terceiro e o sexto pisos. Na narração do capitão Chris Boyle, contudo, o buraco estava a "20 andares de altura" (2002). Aparentemente Shyam Sunder, o investigador principal do NIST, ajustou algo como um compromisso entre estas duas visões, contando à Popular Mechanics que, "Sobre cerca de um terço da frente até o centro e até a base — aproximadamente 10 andares — cerca de 25 por cento da profundidade do edifício foi despejada(scooped out) " ( Popular Mechanics, Março 2005).


As diferentes descrições do problema no lado sul do edifício não são, além disso, limitadas à questão da dimensão do buraco. Segundo o vice-chefe Peter Hayden, o problema não era de todo um buraco mas uma "saliência", e esta era "entre os pisos 10 e 13" (Hayden, 2002).


O segundo problema com estas descrições dos danos é que se havia um buraco que estava a 10 ou 20 andares de altura, ou mesmo um buraco (ou saliência) que estava a 4 andares de altura, porque este facto não foi registado sobre filme por qualquer dos fotógrafos ou operadores de vídeo na área naquele dia?


Em relação às afirmações acerca do incêndio, as descrições mais uma vez variam muito. O chefe Daniel Nigro falou de "incêndio muito pesado em muitos andares" (NYT, Nigro, p. 10). Segundo Harry Meyers, assistente chefe, "Quando o edifício veio abaixo estava completamente envolvido no incêndio, todos os quarenta e sete andares" (citado em Smith, 2002, p. 160). Este exagero óbvio também foi declarado por um bombeiro que afirmou: "O edifício 7 estava completamente engolfado. ... Você podia ver as chamas indo directamente de um lado do edifício para o outro" (NYT, Cassidy, p. 22).


Vários dos testemunhos, contudo, não apoiam a linha oficial. O técnico médico Decosta Wright, por exemplo, disse: "Penso que o quarto andar estava em chamas. ... Vocês rapazes estão a ir extinguir aquele fogo?" (NYT, Wright, p. 11). O chefe Thomas McCarthy disse: "Eles estavam à espera de que o World Trade 7 viesse abaixo. ... Eles tinham ... incêndios em três pisos separados ..., apenas a queimar alegremente. Era admiravelmente bonito, você sabe, é a tarde na parte baixa de Manhattan, um grande prédio está a queimar, e eles dizem 'nós sabemos' " (NYT, McCarthy, pp. 10-11).


O segundo problemas com a descrição oficial aqui é que se havia "incêndio muito intenso em muitos pisos", por que este facto não ficou registado em qualquer filme? O fotógrafo que temos no lado norte do edifício apoia a visão do chefe McCarthy de que havia incêndio em três pisos. Mesmo se houvesse incêndios pisos adicionais no lado sul do edifício, não há suporte fotográfico para a afirmação de que "as chamas [nestes pisos adicionais] iam directamente de um lado ao outro do edifício.


Além disso, mesmo que a estória oficial do departamento acerca do colapso do edifício 7 não fosse contraditada pela evidência física e algumas das histórias orais, ela não explicaria porque o edifício entrou em colapso, porque nenhuma magnitude de incêndio e de danos estruturais, a menos que provocados por explosivos, alguma vez provocou o colapso total de um grande edifício com estrutura de aço. [73] E isto certamente não explicaria a natureza particular do colapso — que o edifício implodiu e caiu a prumo ao invés de cair de lado em alguma direcção, como aparentemente esperavam aqueles que deram a ordem para criar uma grande zona de colapso. O chefe de batalhão John Norman, por exemplo, afirmou: "Esperávamos que caísse para o sul" (Norman, 2002). Nem tão pouco a teoria do dano-mais-incêndio explicaria o colapso deste edifício à velocidade virtualmente de queda-livre ou a criação de uma enorme quantidade de pó — características adicionais dos colapsos que são tipicamente ignoradas pelos defensores da descrição oficial.


A grande dificuldade apresentada pelo colapso do edifício 7 à teoria oficial acerca do WTC é ilustrada por um livro recente, 102 Minutes: The Untold Story of the Fight to Survive Inside the Twin Towers  , um dos autores do qual é o repórter do New York Times Jim Dwyer, que escreveu os artigos no Times acerca da divulgação das histórias orais do 11/Set. Em relação à Twin Towers, Dwyer e o seu co-autor, Kevin Flynn, apoiam a teoria publicada pelo NIST segundo a qual as torrer entraram em colapso porque os aviões chocaram-se com a protecção de incêndios das colunas de aço, tornando-as vulneráveis ao "calor intenso" dos fogos que se seguiram. [74] Quando eles chegam ao edifício 7, contudo, Dwyer e Flynn não perguntam porque entraram em colapso, uma vez que não foi batido por um avião. Eles dizem simplesmente: "Os bombeiros decidiram deixar o fogo a arder ali" (Dwyer e Flynn, 2005, p. 258). Mas isto, naturalmente, não foi o que aconteceu. Ao invés disso, dentro em breve, após as 5:20 daquele dia, o edifício 7 subitamente entrou em colapso, essencialmente no mesmo dia em que entraram as Twin Towers.


Não deveria este facto ter levado Dryer e Flynn a questionar a teoria do NIST de que as Twin Towers entraram em colapso porque as suas protecções anti-incêndios haviam sido perdidas com os choques? Eu pensaria que Dwyer, que relatou acerca da divulgação das histórias orais do 11/Set, deveria reavaliar a teoria do NIST à luz da abundante evidência de explosões nas torres proporcionada por aqueles testemunhos. [75]


Uma outra explicação: Há, em qualquer caso, apenas uma teoria que explica tanto a natureza como a expectativa do colapso do edifício 7. Explosivos haviam sido colocados, e alguém que sabia isto espalhou o boato para os chefes dos bombeiros.


De forma bastante surpreendente, uma versão desta teoria foi declarada publicamente por um conhecedor profundo (insider), Larry Silverstein, que possuía o edifício 7. Num documentário da PBS difundido em Setembro de 2002, Silverstein, discutindo o edifício 7, disse:


Recordo ter recebido um telefonema do comandante do departamento de bombeiros a contar-me que eles não estavam certos de que fossem capazes de conter o fogo, e eu disse: "Tivemos tão terríveis perdas de vida, talvez a coisa mais inteligente a fazer seja derrubá-lo (the smartest thing to do is pull it) ". [76] E eles tomaram aquela decisão de derrubá-lo e nós observámos o edifício a entrar em colapso. (PBS, 2002) [77]


É muito desconcertante, sem dúvida, que Silverstein, que estava pronto para receber milhares de milhões de dólares em pagamentos de seguros pelo edifício 7 e pelo resto do complexo do World Trade Center, na suposição de que haviam sido destruído por actos de terrorismo, tivesse feito uma tal declaração em público, especialmente com câmaras de TV a filmarem. Mas esta afirmação de que o edifício 8 foi deitado abaixo pelos explosivos, qualquer que seja o motivo por trás, explica porque e como entrou em colapso.


Ainda temos, contudo, a questão de porque o departamento de bombeiros ficou à espera de que o edifício entrasse em colapso. Seria interessante, naturalmente, se esta informação viesse da mesma agência, o Office of Emergency Management, que informou antecipadamente o departamento de que uma das torres estava prestes a entrar em colapso. E temos isso na boa autoridade que o fez. O capitão Michael Currid, presidente da Uniformed Fire Officers Association, disse que algum tempo após o colapso da Twin Towers, "Alguém do Office of Emergency Management da cidade" contou-lhe que o edifício 7 era "basicamente uma causa perdida e não deveríamos perder ninguém a tentar salvá-lo", após o que foi dito aos bombeiros no edifícios para se afastarem. (Murphy, 2002, pp. 175-76). [78]


Mas esta resposta, assumindo ser correcta, deixa-nos com mais questões, principiando por: Quem no Office of Emergency Management sabia antecipadamente que as torres e o edifício 7 estavam a ir para o colapso? Como souberam eles disto? E assim por diante. Estas questões só poderiam ser respondidas por uma investigação real, a qual ainda tem de começar.

6. CONCLUSÃO

De qualquer modo, já é possível saber, para além de qualquer dúvida razoável, uma coisa muito importante: a destruição do World Trade Center foi um trabalho a partir de dentro, orquestrado por terroristas internos. Terroristas estrangeiros não podiam ter conseguido acesso aos edifícios para colocar os explosivos. Eles provavelmente não teriam tido a cortezia de assegurar que os edifícios colapsassem a prumo (straight down), ao invés de cair sobre edifícios em torno. E eles não poderiam ter orquestrado um encobrimento, desde a rápida retirada do aço conforme o FEMA Report, o The 9/11 Commission Report e o NIST Report. Todas estas coisas só poderiam ter sido orquestradas por forças dentro do nosso próprio governo.

A evidência deste conclusão até agora tem sido amplamente ignorada pela imprensa de referência (mainstream),talvez sob o pretexto de obedecer ao conselho do presidente Bush de não tolerar "ultrajantes teorias conspiratórias". Vimos, entretanto, que é a teoria da conspiração do presidente Bush que é ela própria ultrajante, porque é violentamente contraditada por numerosos factos, incluindo algumas leis básicas da física.


Há, naturalmente, uma outra razão porque a imprensa de referência não apontou estas contradições. Como disse uma carta recente ao Los Angeles Times: 


O número de contradições na versão oficial do ... 11/Set é tão esmagador que ... ela simplesmente não pode ser acreditada. Mas ... a versão oficial não pode ser abandonada porque a implicação de rejeitá-la é muitíssimo perturbadora: que estamos sujeitos a uma conspiração do governo das proporções e insídia dos 'X-Files'. [79]


As implicações são na verdade perturbadoras. Muitas pessoas que sabem ou pelo menos suspeitam da verdade sobre o 11/Set provavelmente acreditam que revelá-la seria tão perturbador para a psique americana, para forma de governo americana e para a estabilidade global que é melhor fingir acreditar na versão oficial. Eu sugeriria, contudo, que seja qual for o mérito que este argumento possa ter tido anteriormente ele foi ultrapassado pelos acontecimentos e percepções mais recentes. Pois muito mais devastadora para a psique americana, para a forma de governo americana e para o mundo como um todo será o domínio continuado daqueles que nos trouxeram o 11/Set, porque os valores reflectidos naquele horrendo evento também foram reflectidos nas mentiras da administração Bush para justificar o ataque ao Iraque, no seu desprezo pelo ciência ambiental e a Bill of Rights, na sua negligência criminosa tanto antes como após o Katrina, e agora no seu plano evidente de não só armar o espaço como também de autorizar a utilização de armas nucleares num ataque antecipativo (preemptive). 


À luz desta situação e dos factos discutidos neste ensaio — bem como em dúzias de problemas adicionais no relato oficial do 11/Set discutidos nos meus livros — apelo ao New York Times para tomar a dianteira e finalmente expor ao povo americano e ao mundo a verdade sobre o 11/Set. Tomar a dianteira numa tal notícia, naturalmente, envolverá riscos enormes. Mas se há alguma organização de notícias com o poder, o prestígio e a credibilidade para romper [o silêncio] é o Times. Ele efectuou o serviço miúdo de recolher a histórias orais do 11/Set e registá-las. Mas agora o bem estar da nossa república e talvez mesmo a sobrevivência da nossa civilização depende de conseguir que a verdade sobre o 11/Set seja exposta. Conclamo o Times a que não perca a ocasião.
29/Janeiro/2006
NOTAS 

[1] Ambas as palestras estão disponíveis também em DVDs editados por Ken Jenkins (kenjenkins@aol.com). Ver também Griffin, 2005c.

[2] A declaração mais completa de Bush foi: "Devemos falar a verdade acerca do terror. Nunca toleraremos teorias conspiratórias ultrajantes quanto aos ataques do 11 de Setembro — mentiras maliciosas que tentam remover a culpa para longe dos próprios terroristas, para longe do culpado". Excelente conselho.

[3] Este relatório foi executado pela American Society of Civil Engineers (ASCE) em nome da Federal Emergency Management Agency (FEMA). O público foi exposto a esta teoria desde cêdo, com a CNN a dizer logo após o 11/Set: "O colapso, quando sobreveio, foi provocado pelo incêndio. ... O incêndio enfraqueceu aquela porção da estrutura que permaneceu após o impacto ... ao ponto em que não mais podia suportar a carga" (CNN, 24/Setembro/2001).

[4] O NIST descreve os colapsos das torres como exemplos de "colapso progressivo", o qual acontece quando "um edifício ou porção de um edifício colapsa devido à difusão desproporcionada de uma falha local inicial" (NIST Report, p. 200). O NIST com isso implica falsamente que os colapsos totais dos três edifícios WTC foram exemplos específicos de uma categoria geral com outros exemplos. O NIST afirma mesmo que os colapsos foram "inevitáveis".

[5] O engenheiro chefe de estruturas, Leslie Robertson, afirmou que a Twin Towers foram concebidas para aguentarem o impacto de um Boeing 707, naquele tempo (1966) o maior avião de linha. Ver "The Fall of the World Trade Center," BBC 2, March 7, 2002 (http://www.bbc.co.uk/science/horizon/2001/worldtradecentertrans.shtml ). Para uma comparação do 707 e do 767, ver "Boeing 707-767 Comparison," What Really Happened ( http://www.whatreallyhappened.com/boeing_707_767.html ). Também relevante é o facto de que em 1945 um bombardeiro B-25 chocou-se com o Empire State Building no 79º andar, criando um buraco de 20 pés de altura (6m). Mas nunca houve a mais leve indicação de que este acidente levaria o edifício a entrar em colapso (ver Glover, 2002).

[6] O NIST Report (2005, pp. xliii and 171) afirma: "as torres aguentam os impactos e teriam permanecido de pé se não fosse pela deslocação do isolamento (protecção contra incêndios) e os subsequentes incêndios multi-pisos".

[7] Apoiado por estas autoridades, o show prosseguiu afirmando que "como incêndios lavravam nas torres, induzidos pelo combustível de aviação, os núcleos de aço em cada edifício teriam finalmente atingido 800°C [1472°F] — calor suficiente para começar o envergamento e o colapso".

[8] In Griffin, 2004, pp. 12-13, cito o reconhecimento do Professor Thomas Eagar deste facto.

[9] Dado o facto de que a afirmação de que os incêndios nas torres fundiram o seu aço é quase tão absurda, de um ponto de vista científico, quanto a afirmação de que podia fundir, é admirável ver que alguns jornais científicos pareciam ansiosamente apressar-se a por em letra de forma esta afirmação. Sobre o dia 11/Set, por exemplo, o New Scientist publicou um artigo que dizia: "Cada torre [depois de ter levado o choque] permaneceu de pé por aproximadamente uma hora. Finalmente incêndios furiosos fundiram as escoras de aço de suporte" (Samuel e Carrington, 2001). O título do artigo, "Design Choice for Towers Saved Lives", reflecte a afirmação igualmente absurda — atribuída a "John Hooper, engenheiro principal na companhia que forneceu conselhos de engineering quando o World Trade Center foi concebido" — de que "a maior parte dos edifícios teria vindo abaixo imediatamente".

[10] Declarar este ponto óbvio, contudo, pode ser custoso para empregados de companhias com ligações estreitas ao governo. Em 11 de Novembro de 2004, o Site Manager do Environmental Health Laboratories, que é uma divisão dos Underwriters Laboratories, escreveu por email uma carta ao Dr. Frank Gayle, vice-chefe da Divisão de Metalurgia, Ciência dos Materiais e Laboratório de Engineering, do National Institute of Standards and Technology (NIST). Nesta carta Ryan declarou: "Sabemos que os componentes de aço foram certificados para ASTM E119. O tempo de curvas de temperatura para este padrão exige que as amostras sejam expostas a temperaturas em torno dos 2000ºF (1093ºC) durante várias horas. E, como todos nós concordamos, o aço aplicado cumpre aquelas especificações. Adicionalmente, penso que podemos todos concordar em que mesmo aço desprotegido de incêndios não fundirá até alcançar temperaturas de vermelho de aproximadamente 3000ºF (1649ºC). A insinuação do Dr. Brown de que 2000ºF fundiria o aço de grande segurança(high grade) daqueles edifícios não faz sentido de todo". Depois de Ryan ter permitido que a sua carta se tornasse pública, foi despedido. A sua carta está disponível em http://www.septembereleventh.org/newsarchive/2004-11-11-ryan.php .

[11] Uma bem conhecida tentativa de defender a descrição oficial tentou utilizar o absurdo do aço a fundir contra aqueles que a rejeitam. No seu número de Março de 2005, a revista Popular Mechanics publicou uma peça intitulada "9/11: Debunking the Myths" (http://www.popularmechanics.com/science/defense/1227842.html?page=1&c=y). Este artigo propôs-se a desvendar o que ele alega serem "16 das afirmações mais predominantes feitas pelos teóricos da conspiração". Uma destas "afirmações venenosas", segundo a Popular Mechanics, resulta do facto de que estes "teóricos da conspiração" criaram um argumento espantalho — pretendo que a teoria oficial afirma que os edifícios vieram abaixo porque o seu aço fundiu — no qual os teóricos da conspiração podiam então bater à vontade. A Popular Mehanics "refuta" este argumento espantalho ao instruir-nos de que "o jet fuel queima a 800º a 1500ºF, não suficientemente quente para fundir aço (2750ºF, 1510ºC). Contudo, os peritos concordam em que para as torres entrarem em colapso as suas estruturas de aço não precisavam fundir-se, elas haviam apenas perdido alguma da sua resistência estrutural". Como vimos, contudo, a ideia de que as torres entraram em colapso devido à fusão do seu aço foi colocada na consciência pública por alguns dos primitivos defensores da teoria oficial. Para críticos desta teoria mostrarem o absurdo desta afirmação não é, portanto, atacar um espantalho. A ideia de que a teoria oficial é baseada sobre esta afirmação absurda é, em qualquer caso, não uma das "afirmações mais predominantes" daqueles que rejeitam a teoria oficial.

[12] Mesmo Shyam Sunder, o investigador condutor do estudo do NIST, afirmou: "O jet fuel provavelmente queimou em menos de 10 minutos" (Field, 2004). O próprio NIST Report afirma (p. 179): "Os incêndios iniciais dos jet fuel perduraram no máximo uns poucos minutos".

[13] O NIST Report (2005, p. 68), tentando argumentar que o aço é muito vulnerável a menos que seja protegido por isolamento, afirma: "Componentes de aço desnudos podem aquecer rapidamente quando expostos a um fogo mesmo de intensidade moderada. Portanto, alguma espécie de protecção térmica, ou isolamento, é necessária". Como destaca Hoffman (2005), entretanto: "Estas declarações são sem sentido, porque ignoram o efeito da condutividade térmica do aço, o qual arrasta o calor para longe, e a considerável massa térmica das 90.000 toneladas de aço em cada Torre". De mais a mais, posso apenas ter curiosidade de saber se os autores do NIST Report reflectiram sobre as implicações da sua teoria para o ferro ou o aço a rangerem nas suas lareiras. Espalharão eles nova protecção anti-fogo depois de desfrutarem o calor por umas poucas horas?

[14] Citado em "WTC 2: There Was No Inferno," What Really Happened ( http://www.whatreallyhappened.com/wtc2_fire.html ).

[15] Citado em "Tape Sheds Light on WTC Rescuers," CNN, August 4, 2002 ( http://archives.cnn.com/2002/US/08/04/wtc.firefighters/ ). As vozes dos bombeiros confirmadamente "não mostravam pânico, nenhum sentimento de que os eventos estivessem a correr para além do seu controle". (Dwyer e Fessenden, 2002)

[16] Como afirma Eric Hufschmid (2002, p. 33): "Um incêndio não afectará o aço a menos que este esteja exposto a ele por um longo ... período de tempo".

[17] CNN, 24/Setembro/2001.

[18] Kevin Rya, na sua carta a Frank Gayle (ver nota 10, acima), escreveu como crítica ao relatório preliminar do NIST: "Esta estória simplesmente não resulta. Se o aço daqueles edifícios amolecesse ou fundisse, estou certo de que todo nós podem concordar em que isto certamente não era devido a incêndios de jet fuel de qualquer espécie, deixados por si só a queimar por breve tempo naquelas torres. ... É favor fazer o que puder para eliminar rapidamente a confusão quanto à capacidade dos incêndios de jet fuel para amolecerem ou fundirem aço estrutural".

[19] Ver, por exemplo, Eric Hufschmid's "Painful Deceptions" (disponível em www.EricHufschmid.Net ); Jim Hoffman's website (http://911research.wtc7.net/index.html ); e Jeff King's website ( http://home.comcast.net/~jeffrey.king2/wsb/html/view.cgi-home.html-.html ), especialmente "The World Trade Center Collapse: How Strong is the Evidence for a Controlled Demolition?"

[20] Incrivelmente, depois de explicar quão precisamente os explosivos devem ser colocados para assegurar que um edifício caia a pique, Loizeaux diz que, depois de ver os incêndios nas Twin Towers, ele soube que a torres estavam "indo abaixo como panqueca, quase verticalmente. Era o único modo que elas podiam cair. Era inevitável". Dado o facto de que o fogo nunca provou o colapso de edifícios com estruturas de aço, deixando de lado que imitou perfeitamente uma demolição controlada, a declaração de Loizeau é um motivo de assombro. A sua companhia, casualmente, foi contratada para remover o aço do sítio do WTC após o 11/Set.

[21] A teoria do incêndio torna-se ainda mais improvável se as duas primeiras características forem tomadas em conjunto. Para um incêndio ter induzido um colapso que começou subitamente era inteiramente simétrico, de modo que caísse a pique, os incêndios teriam necessitado de provocar que todas as partes cruciais dos edifícios caíssem simultaneamente, mesmo que os incêndios não se difundissem igualmente através dos edifícios. Como escreveu Jim Hoffman: "Todas as 287 teriam de ter enfraquecido ao ponto de entrarem em colapso no mesmo instante" ("The Twin Towers Demolition," 9-11 Research.wtc7.net, n.d., http://911research.wtc7.net/talks/towers/slides.html ).

[22] Tal declaração é provavelmente um ligeiro exagero, pois os vídeos, de acordo com a maior parte dos estudantes, parecem sugerir que os colapsos levaram algo entre 11 e 16 segundos. Mas isto ainda estaria próximo da velocidade em queda livre através do ar.

[23] Como físico, Steven Jones coloca isto: "as Torres caíram muito rapidamente ao chão, com a parte superior a cair aproximadamente tão rápido como os resíduos ejectados os quais proporcionam referências para a queda-livre. ... Onde está o intervalo de tempo que deve ser esperado devido à conservação de momento — uma das Leis fundamentais da física? Isto é, quando pisos superiores caem sobre pisos inferiores — e intactas colunas de aço de suporte — a queda deve ser significativamente impedida pela massa impactada. ... Mas isto não aconteceu. ... Como pisos superiores caem tão rapidamente, então, e ainda conservam momento no colapsar dos edifícios? A contradição é ignorada pelos relatórios do FEMA, NIST e Comissão do 11/Set em que a conservação do momento e os tempos de queda não foram analisados" (Jones, 2006, até então disponível em http://www.physics.byu.edu/research/energy/htm7.html ).

[24] Cada caixa de coluna, além de ter pelo menos 36 por 16 polegadas (91 por 41 cm), tinha paredes que eram de pelo menos 4 polegadas (10 cm) de espessura na base, estreitando-se nos andares superiores, os quais tinham menos peso para suportar. Fotos das colunas podem ser vistas na página 23 de Hufschmid, 2002. A razão para a qualificação do "pelo menos" nestas declarações é que Jim Hoffman recentemente concluiu que algumas delas eram ainda maiores. Em relação ao seu artigo "The Core Structures: The Structural System of the Twin Towers," 9-11 Research.wtc7.net, n.d. [http://911research.wtc7.net/wtc/arch/core.html ], ele escreveu (email de 26/Outubro/2005): "Anteriormente estive a dizer que o núcleo das colunas tinha dimensões extenas de 36" x 16", mas agora penso que pelo menos 1/3 delas tinha dimensões de 54" x 22" (137 x 56 cm), baseado em artigos antigos noEngineering News Record e em fotografias que tomei de perto das fotos da construção em exibição no Skyscraper Museum em Manhattan. ... Além disso, de acordo com a ilustração da Engineering News Record, a espessura do aço nas bases era 5" e não 4".

[25] E, como afirma Hoffman (2005), a afirmação do NIST acerca destes fogos tremendamente quentes no núcleo é especialmente absurda dado o facto de que o núcleo "tinha muito pouco combustível, estava longe de qualquer fonte de ar fresco, tinha enormes colunas de aço para espalhar o calor; [e] não mostra evidência de incêndios em qualquer das fotografias ou vídeos". Toda a evidência, por outras palavras, sugere que nenhuma das colunas centrais teria (a partir do incêndio) atingido as temperaturas mais elevadas alcançadas por algumas das colunas do perímetro.

[26] O NIST descansa a sua teoria sobre a ideia de que o colapso começou com a falha das pilastras (trusses). Sendo muito mais pequenas e também menos interconectadas, as pilastras teriam sido muito mais fáceis de aquecer, assim não é surpreendente que o NIST Report foque sobre elas. Para tentar fazer a sua teoria funcionar, contudo, o NIST afirma que as pilastras tornaram-se mais quentes do que a sua própria evidência sustenta. Isto é, embora o NIST não descubra qualquer evidência de que o aço tenha ficado mais quente do que 1112ºF (600ºC), ele afirma que algumas das pilastras de aço foram aquecidas até 1292ºF (700ºC) (2005, pp. 96, 176-77). Um argumento supostamente científico não pode acrescentar arbitrariamente 180ºF apenas porque acontece dele precisar. Em qualquer caso, além do facto de que este número é inteiramente não apoiado por qualquer evidência, a teoria do NIST depende finalmente da afirmação de que as colunas centrais falharam "em resultado tanto das falhas das conexões de junções como da fractura das próprias colunas", porque foram "enfraquecidas significativamente por ... efeitos térmicos" (2005, pp. 88, 180). Mas não há qualquer explicação de como estas colunas maciças teriam sido causadoras da "fractura", mesmo que as temperaturas tivessem atingido aquelas alturas. Como colocou um estudo emitido no Reino Unido: "A expansão térmica e a resposta da estrutura total para este efeito não foi descrita [pelo NIST] ainda" (Lane and Lamont, 2005).

[27] A citação do RDX está emTom Held, 'Hoan Bridge Blast Set Back to Friday,' www.jsonline.com (Milwaukee Journal Sentinel), Updated Dec. 19, 2000 (http://www.jsonline.com/news/metro/dec00/hoan20121900a.asp ). A citação do DREXS está no vídeo de Hufschmid, "Painful Deceptions" (www.EricHufschmid.Net ).

[28] Naquela declaração, Hoffman afirma que a maior parte das secções parecia ter não mais de 30 pés (9 m) de comprimento. Ele posteriormente reviu isto, dizendo que, a julgar por uma imagem aérea tomada 12 dias após os ataques, a maior parte das peças parecia ter entre 24 e e 48 pés (4 a 14 m) de comprimento, com apenas umas poucos com mais de 50 pés (15 m). Ele também observou que "os comprimentos das peças tem pouca semelhança com os comprimentos das partes de aço que se sabe terem partido na construção", o que significa que alguém podia não razoavelmente inferir que as peças simplesmente partiram-se nas suas junções

[29] A evidência disponível, afirma Hoffman (2003), sugere que as partículas de poeira eram na verdade muito pequenas — da ordem de 10 microns.

[30] Hoffman ("The Twin Towers Demolition") afirma que as nuvens expandiram-se cinco vezes o diâmetro das torres nos primeiros dez segundos. A demolição do Kingdome pode ser vista no sítio web de Controlled Demolition, Inc. ( http://www.controlled-demolition.com/ ). A demolição do Reading Grain Facility pode ser vista em ImplosionWorld.com ( http://implosionworld.com/reading.html ).

[31] Jim Hoffman, "The Twin Towers Demolition."

[32] Para experiência visual disto e das características anteriores (excepto aço cortado), ver Painful Questions de Hufschmid; vídeo "Painful Deceptions" de Hufschmid's (disponível em www.EricHufschmid.Net); no sítio web de Jim Hoffman ( http://911research.wtc7.net/index.html ); e no sítio web de Jeff King' (http://home.comcast.net/~jeffrey.king2/wsb/html/view.cgi-home.html-.html ), especialmente "The World Trade Center Collapse: How Strong is the Evidence for a Controlled Demolition?"

[33] Bollyn afirma (email de 27/Outubro/2005) que estas declarações lhe foram feitas pessoalmente durante entrevistas telefónicas com Tully e Loizeaux, provavelmente no verão de 2002. Bollyn acrescentou que embora ele não seja positivo acerca da data das entrevistas telefónicas, ele é sempre "muito preciso acerca de citações" ( http://www.americanfreepress.net/09_03_02/NEW_SEISMIC_/new_seismic_.html ).

[34] O Professor Allison Geyh (2001) da Johns Hopkins, que fez parte da equipe de investigadores da saúde pública que visitou o sítio logo após o 11/Set, escreveu: "Em alguns bolsões agora a serem descobertos eles estão a encontrar aço fundido". O Dr. Keith Eaton, que algum tempo depois andou no sítio com um engenheiro, disse que lhe foram mostrados diapositivos de "metal fundido, o qual ainda estava quente semanas após o evento" ( Structural Engineer,2002, p. 6). Herb Trimpe (2002), um diácono episcopal que actuou como capelão no Ground Zero, afirmou: "Estava realmente mais quente sobre o sítio. Os fogos queimava, até 2000 graus, subterrâneo ... conversei com muitos empreiteiros e eles disseram ... traves foram fundidas totalmente devido ao calor".

[35] Este artigo na Popular Mechanics é, para ser franco, espectacularmente mau. Além dos problemas destacados aqui e na nota 11, acima, e na nota 39, abaixo, o artigo faz esta afirmação espantosa: "Na década anterior ao 11/Set, o NORAD interceptou apenas um avião civil sobre a América do Norte: golfer Payne Stewart's Learjet, in October 1999. Na realidade, como sabem genuínos investigadores do 11/Set, o FAA relatou numa notícia emitida em 09/Agosto/2002, que havia interceptado (scrambled) com caças 67 vezes entre Setembro de 2000 e Junho de 2001, e o Calgary Herald (13/Outubro/2001) relatou que o NORAD interceptou com caças 129 vezes em 2000. Por extrapolação, podemos inferir que o NORAD havia usado caças para interceptação mais de 1000 vezes na década anterior ao 11/Set. A afirmação da Popular Mechanics podia ser verdadeira só se em todos estes casos, excepto no incidente de Payne Stewart, os caças foram chamados de volta à base antes de realmente interceptarem o avião em causa. Isto é uma possibilidade mais improvável, especialmente à luz do facto de que o major Mike Snyder, um porta-voz do NORAD, confirmadamente declarou ao Boston Globe uns poucos dias após o 11/Set que "os caças [da NORAD] interceptam aviões rotineiramente" (Johnson, 2001).

Por que a Popular Mechanics teria publicado um artigo tão mau? Uma pista é dada talvez pelo facto de que o "investigador senior" do artigo foi Benjamin Chertoff, de 25 anos, primo de Michael Chertoff, o novo chefe do Department of Homeland Security (see Bollyn, 2005a). Um outro facto relevante é que o artigo foi publicado logo após um golpe nesta revista de propriedade da Hearst, no qual o editor-chefe foi substituído (ver Bollyn, 2005b). O artigo de desmistificação do jovem Chertoff foi ele próprio efectivamente desmistificado por muitos investigadores genuínos do 11/Set, tais como Jim Hoffman, "Popular Mechanics' Assault on 9/11 Truth," Global Outlook 10 (Spring-Summer 2005), 21-42 (que era baseado no Hoffman, "Popular Mechanics' Deceptive Smear Against 9/11 Truth," 911Review.com, February 15, 2005 [http://911review.com/pm/markup/index.html]), e Peter Meyer, "Reply to Popular Mechanics re 9/11," http://www.serendipity.li/wot/pop_mech/reply_to_popular_mechanics.htm. Temos que admitir que estes artigos de Hoffman e Meyer, se bem que concordem em muitos pontos, adoptam diferentes abordagem em resposta a algumas das questões levantadas. Mas ambos os artigos demonstram que a Popular Mechanics deve aos seus leitores uma desculpa por publicar um artigo tão grosseiramente defeituoso sobre um assunto de tal importância.

[36] Pat Dawson da NBC relatou a partir do WTC na manhã do 11/Set que lhe fora dito por Albert Turi, o vice-assistente chefe de segurança do Departamento de Bombeiros, que "haverá ... uma outra explosão ... uma hora após o primeiro choque ... em uma das torres daqui. Assim, obviamente ... ele pensa que haverá realmente dispositivos que foram plantados no edifício ((Watson e Perez, 2004). Um repórter do Wall Street Journal afirmou: "Ouvi este estrondo metálico, olhei para cima e vi que aquilo que eu pensava ser apenas um sítio peculiar de pisos individuais, um após o outro explodiam para fora. Pensei para mim mesmo, 'Meu Deus, eles estão a deitar o edifício abaixo". E eles, seja quem for que seja 'eles', HAVIAM COLOCADO CARGAS ... Eu vi as explosões" (Shepard e Trost, 2002). O repórter da BBC Steve Evans afirmou: "Eu estava na base da segunda torre ... aquela que foi batida ... Houve uma explosão ... A base do edifício tremeu ... Então, quando estávamos do lado de fora, aconteceu a segunda explosão e a seguir houve uma série de explosões" (BBC, 11/Set/2001; citado em Bollyn, 2002).

[37] Em Junho de 2002 a televisão NBC apresentou um trecho de fitas registadas no 11/Set que continha o seguinte diálogo envolvendo bombeiros na torre sul:
Oficial: Batalhão 3 para despacho, acabámos de ter uma outra explosão.
Oficial: Batalhão 3 para despacho, acabámos de ter uma outra explosão.
Dispatcher: Recebido, comando do batalhão. Explosão adicional ("911 Tapes Tell Horror Of 9/11," Part 2, "Tapes Released For First Time", NBC, June 17, 2002 [ www.wnbc.com/news/1315651/detail.html ]).

O bombeiro Louie Cacchioli relatou que, ao entrar no átrio da torre norte, viu portas de elevadores completamente explodias e pessoas a serem atingidas por resíduos. "Recordo pensar ... como podia isto acontecer tão rapidamente se um avião bateu acima?" Quando ele alcançou o 24º piso encontrou pó pesado e fumo, o que ele considerou estranho à luz do facto de o avião ter batido o edifício mais de 50 andares mais acima. Logo após, ele e outro bombeiro, "ouviram esta enorme explosão que soou como uma bomba. Era um ruído surdo, desligou as luzes e enguiçou o elevador". Depois de olharem com curiosidade fora do elevador, ele relatou: "uma outra enorme explosão semelhante à primeira aconteceu. Esta outra aconteceu cerca de dois minutos depois ... [e] fiquei a pensar, 'Oh Meu Deus, estes bastardos puseram bombas aqui tal como o fizeram em 1993!' ... Então, logo que chegámos às escadarias, ouvi uma outra enorme explosão tal como as outras duas. A seguir ouvi bang, bang, bang — enormes bangs" (Szymanski, 2005a). Um breve relato do testemunho de Cacchioli foi disponibilizado no número de 24/Setembro/2001 da revista People, uma parte do qual é citado em Griffin, Cap. 1, nota 74.

[38] Terri Tobin, tenente do gabinete de informação pública do NYPD (New York Police Department), afirmou que durante ou após o colapso da torre sul, "tudo que ouvi foram explosões extremamente ruidosas, pensei que estávamos a ser bombardeados" (Fink e Mathias, 2002, p. 82). Um artigo no Guardiandizia: "Em Nova York, oficiais da polícia e dos bombeiros estavam a efectuar a primeira onda de evacuações quando a primeira das torres do World Trade Centre entrou em colapso. Algumas testemunhas oculares relatam ter ouvido uma outra explosão exactamente antes de a estrutura desmoronar. A polícia disse que parecia quase como uma 'implosão planeada' " (Borger, Campbell, Porter, e Millar, 2001).

[39] Teresa Veliz, que trabalhava numa companhia de desenvolvimento de software, estava no 47º piso da torre norte quando subitamente "todo o edifício abalou ... [Logo após] o edifício abalou outra vez, desta vez mais violentamente". Veliz então desceu-o e saiu. Durante este período, afirmou ela: "Houve explosões a acontecerem por toda a parte. Eu estava convencida de que havia bombas plantadas por toda a parte e que alguém estava sentado num painel de controle a pressionar botões detonadores" (Murphy, 2002).

William Rodriguez trabalhava como porteiro na torre norte. Enquanto estava na recepção a trabalhar no gabinete no sub-nível 1 às 09h00, relata ele, ele e as outras 14 pessoas no gabinete ouviram e sentiram uma explosão maciça abaixo deles. "Quando ouvi o som da explosão", afirma, "o chão debaixo dos meus pés vibrou, as paredes começaram a rachar e tudo começou a chocar-se. ... Segundos [depois] ouvi uma outra explosão vinda de cima. ...
Embora estivesse inconsciente naquele momento, isto era o avião a bater na torre". Então o colega de trabalho Felipe David, que estivera em frente a um elevador de cargo, entrou no gabinete com severas queimaduras na cara e nos braços a gritar "explosão! explosão! explosão!" Segundo Rodriguez: "Ele foi terrivelmente queimado. A pele estava descolada das suas mãos e braços. Seus ferimentos não podiam ter vindo de um avião acima, mas só de uma explosão maciça abaixo" (Szymanski, 2005b).

O engenheiro Mike Pecoraro, que estava a trabalhar na sexta sub-cave da torre norte, declarou que depois de o seu colega ter relatado ter visto luzes a piscar eles telefonaram aos andares de cima para descobrir o que acontecera. Foi-lhes dito que houvera uma explosão surda e que todo o edifício parecia sacudir. Pecoraro e Chino subiram então para o nível C, onde havia uma pequena loja de máquinas, mas não havia ninguém lá. "Não havia nada excepto lixo", afirmou Pecoraro. "Estamos a falar acerca de uma prensa hidráulica de 50 ton — partida!" Eles foram então para a garagem de parqueamento, mas descobriram que, também, estava deserta. "Não havia paredes". Então, no Nível B, descobriram que porta anti-fogo de aço e betão, que pesava cerca de 300 libras (136kg), fora amarrotado "como uma peça de papel de alumínio". Finalmente, quando eles subiram para o piso da rua: "Todo o átrio estava coberto de fuligem e negro, as portas dos elevadores estavam faltando. O mármores estava faltando em algumas das paredes" ( Chief Engineer, 2002).

Uma das "afirmações predominantes" dos cépticos do 11/Set que a Popular Mechanics tenta desmistificar (ver nota 11, acima) é a afirmação de que foram detonados explosivos nos pisos mais baixos da torre. A revista, contudo, convenientemente ignora os testemunhos de Veliz, Rodriguez e Pecoraro.

[40] Este perito é Van Romero, vice-presidente de investigação no New Mexico Institute of Mining and Technology. Romero fora anteriormente director do Energetic Materials Research and Testing Center deste instituto, que estuda os efeitos de explosões em edifícios.

[41] Romero, é verdade, mudou a sua posição pública 10 dias depois, como anunciado em Fleck, 2001. Mas esta retractação não foi convincente. "Conversações subsequentes com engenheiros estruturais e um olhar mais pormenorizado da fita", segundo este artigo, levaram Roberto a concluir que "o calor intenso dos incêndios do jet fuel enfraqueceram as traves estruturais de aço dos arranha-céus ao ponto de que elas cederam sob o peso dos pisos acima". Mas não há indicação do que esse engenheiro estrutural disse, ou do que Romero viu no seu "olhar mais pormenorizado da fita" que o levou a alterar a sua visão anterior de que os colapsos foram "demasiado metódicos" para terem sido produzidos por qualquer outra coisa senão explosivos. Não há sugestão de como traves enfraquecidas teriam conduzido a um colapso total que começou subitamente e ocorreu a uma velocidade virtualmente de queda-livre. Romero subsequentemente afirmou que não alterou sua postura. Ao invés disso, afirmou que fora citado erroneamente no primeiro artigo. "Fui citado como a dizer que pensava serem explosivos trazidos para baixo do edifício. Eu só disse que era o que parecia" ( Popular Mechanics, 2005). Mas se isto é verdade, é estranho que a segunda notícia, escrita por Fleck, não diga isto mas ao invés diga que Romero mudou de parecer. Romero mudou claramente de parecer — ou, para ser mais preciso, de parecer público.

Uma pista para desvendar a razão desta mudança pode ser proporcionada por uma outra declaração no artigo original, a qual diz que quando o Pentágono foi atingido, "[Romero] e Denney Peterson, vice-presidente para administração e finanças [do New Mexico Tech], estavam a caminho de um edifício de escritórios próximo ao Pentágono para discutir programas de investigação financiados pela defesa no Tech" (Uyttebrouck, 2001). Na verdade, como foi destacado num artigo posterior no sítio web do New Mexico Tech ("Tech Receives $15 M for Anti-Terrorism Program" [http://infohost.nmt.edu/mainpage/news/2002/25sept03.html ]), o número de Dezembro de 2003 da revista Influence nomeou Romero como um dos "seis lobbyists que fizeram um impacto em 2003", acrescentando que "uma grande parte do trabalho [de Romero] envolve lobbying por financiamento do governo federal, e se o ano fiscal de 2003 constitui alguma indicação, Romero foi uma super-estrela", tendo obtido cerca de US$56 milhões para o New Mexico Tech só naquele ano. Considerando o facto de que Romero não deu razões científicas para a sua mudança de postura, não parece injustificável inferir que a razão real foi a sua percepção, que talvez lhe tenha sido forçada por responsáveis do governo, que a menos que se retractasse publicamente das suas declarações iniciais, sua efectividade no lobbying por fundos do governo federal seria grandemente reduzida. Romero, com certeza, nega isto dizendo: "Teóricos da conspiração vieram dizer que o governo induziu-me. Isto é a coisa mais distante da verdade" ( Popular Mechanics, 2005). Mas isto, naturalmente, é o que se esperaria que Romero dissesse em qualquer caso. Ele podia ter esvaziado a acusação somente dando uma descrição persuasiva de como os edifícios podiam ter vindo abaixo, da maneira como o fizeram, sem explosivos.

[42] Como explicou Dwyer, as histórias orais "foram reunidas originalmente por ordem de Thomas Von Essen, que era o comissário dos bombeiros da cidade no 11%Set, que disse pretender preservar aquelas descrições antes que se transformassem numa memória colectiva".

[43] As histórias orais do 11/Set estão disponíveis no sítio web do New York Times 
http://graphics8.nytimes.com/packages/html/nyregion/20050812_WTC_GRAPHIC/ met_WTC_histories_full_01.html ). Estou profundamente em dívida para com Matthew Everett, que localizou e passou-me virtualmente todas as declarações que citei destas histórias orais.

[44] Tal como muitos outros, Dixon assinalou que mais tarde veio a aceitar a interpretação oficial, acrescentando. "Então imaginei alguma medida do tempo que olhámos para aquilo e percebemos, não, realmente entrou em colapso. Foi isto que estourou as vidraças, não que houvesse uma explosão ali mas aquelas vidraças estouraram". Tenho focado aqui, entretanto, o que as testemunhas disseram terem experimentado e pensado primeiro, distintas de qualquer interpretação que possam ter aceite depois.

[45] Algumas das testemunhas também mencionaram a criação de uma nuvem de pó após as explosões. Um bombeiro afirmou: "Você ouvia como buns surdos ... e então ficámos cobertos com fragmentos e pó" (NYT, Viola, p. 3). Outro disse: "É como quando o inferno vem abaixo. Era como uma grande, enorme explosão. ... O vento corria. ..., todo o pó ... e tudo ficou escuro" (NYT, Rivera, p. 7). O tenente William Wall afirmou: "Ouvimos uma explosão. Olhámos para cima e o edifício estava a vir abaixo ... Corremos um bocado e então fomos alcançados repentinamente pela nuvem" (NYT, Wall, p. 9). O paramédico Louis Cook, tendo dito que havia "uma incrível quantidade de pó e fumo", acrescentou que havia "sem exagero, um pé e meio de pó sobre o meu carro" (NYT, Cook, pp. 8, 35).

[46] Mesmo se fossemos generosos com uma falha e permitíssemos que esta pudesse ser tão elevada como uma probabilidade de 1 em 10 (uma probabilidade muito mais elevada do que 1 em 100, ou 1 em 500) que qualquer uma das 11 características pudesse ocorrer sem explosivos, a probabilidade de todas as 11 ocorressem em conjunto seria de uma em 100 mil milhões. (Este cálculo com a muito generosa suposição de 1 em 100 assume que as 11 são independentes umas das outras. Para maior completude, se apenas 6 fossem independentes enquanto 5 fossem correlacionadas com outras, ainda teríamos uma probabilidade em um milhão. Mas, se a probabilidade fosse de 1 em 100 e cada característica fosse independente, teríamos uma probabilidade de um em 10 elevado à 22 potência).

Se fôssemos também acrescentar ao cálculo que todas estas características ocorreriam nos três edifícios no mesmo dia, a probabilidade tornar-se-ia tão diminutamente pequena que dificilmente seria distinguível de zero.

Por outro lado, se foram explosivos nos edifícios, haveria uma alta probabilidade de que todas as 11 características teria ocorrido em todos os três edifícios. Para esta argumentação estou em dívida para com James Fetzer, que — através do seu ensaio "'Conspiracy Theories': The Case of 9/11" — inspirou isto, e a Paul Zarembka, que ajudou com a formulação final.

[47] Um lindo sumário do argumento para esta conclusão foi proporcionado por Nila Sagadevan (comunicação por email em 08/Novembro/2005) em resposta a uma pessoa que perguntou: "Está você a dizer que todos estes pisos simplesmente caíram abaixo como se nada houvesse a suportá-los?" Ao declarar que isto é precisamente o que ele estava a dizer, ele sugeriu então o seguinte experimento mental:

Imagine um cabo de aço maciço, pendente de um alto guindaste, preso firmemente ao meio do mais alto piso (110º) de uma das torres.
Agora, imagine que este piso fosse de alguma forma separado do resto da estrutura por baixo dele.
Chame o seu génio pessoal e ele tem de fazer todos os 109 pisos e estruturas de suporte por baixo desta laje agora suportada desaparecerem magicamente.
O que temos agora é a nossa piso de laje de betão a balouçar a 1350 pés (411m) nos céus, suspensa por um cabo do nosso guindaste imaginário.
Agora, o nosso génio cortou o cabo.
O seu 110º piso cairia agora em queda livre através do ar e chocar-se-ia com o chão em cerca de 9 segundos (o que é tempo que demorou para os pisos superiores de ambas as torres atingirem o chão).
Agora, imagine uma variação deste cenário. Não separaremos o piso do topo nem nos envolveremos com um guindaste.
Ao invés disso, perguntaremos ao nosso genial génio para magicamente "amolecer" todas as colunas de suporte dos 109 pisos mais baixos.
Será que cada um de todos estes pisos e das suas agora amolecidas estruturas de suporte não começariam imediatamente a vergar sob o peso do 110º piso?
Será que este envergamento não reduziria significativamente a descida do piso do topo por continuar a oferecer um certo grau de resistência à sua descida?
Será que estes progressivos obstáculos viscosos — o aço amolecido ajudado por rebites soltos, parafusos cortados e soldaduras fundidas — não reduziria significativamente a velocidade da queda do piso do topo?
Não seria isto causa para o piso do topo gastar um bocado mais do que 9 segundos para finalmente chegar ao fim da sua descida e juntar-se ao resto no alto da pilha esmagada de pisos por baixo de si?
Mas no 11 de Setembro de 2001, todos os pisos, de todas as torres, caíram como se nada existisse por baixo deles senão o ar.
Para isto acontecer, todas as colunas de suporte (isto é, de resistência) por baixo de todo piso em processo de colapso teria de ter sido retirada do caminho.
Somente explosivos bem colocados podem fazer isso.
Isto é o que acontece numa demolição controlada.

O ponto de Sagadevan não é afectado significativamente se dissermos que o tempo do colapso foi mais próximo dos 15 segundos, uma vez que é ainda muito próximo da velocidade de queda-livre através do ar.

[48] Os investigadores oficiais consideraram que tinham menos autoridade do que equipes de limpeza, um facto que levou o Science Committee da House of Representatives a relatar que "a falta de autoridade dos investigadores para apreender (impound) peças de aço para exame antes que estas fossem recicladas levou à perda de importantes peças de evidência"
http://www.house.gov/science/hot/wtc/wtc-report/WTC_ch5.pdf ).

[49] "Baosteel Will Recycle World Trade Center Debris," Eastday.com, January 24, 2002 ( http://www.china.org.cn/english/2002/Jan/25776.htm ).

[50] Esta remoção foi, além disso, executada com o mais absoluto cuidado, porque "as cargas consistiam material altamente sensível". Cada camião estava equipado com um Vehicle Location Device, conectado a GPS. "O software registava cada viagem e a localização, enviando alertas se o veículo afastava-se da rota, chegava tarde ao seu destino, ou desviava-se das expectativas por qualquer outro caminho. ... Um condutor ... fez uma pausa estendida para um almoço de uma hora e meia ... Ele foi demitido" (Emigh, 2002).

[51] New York Times, 25/Dezembro/2001. Este protesto foi reflectivo pelo Professor Abolhassan Astaneh-Asl, Professor of Civil Engineering at the University of California at Berkeley, que afirmou:: "Quando há um acidente de carro e duas pessoas são mortas, você mantem o carro até que o processo esteja acabado. Se um avião cai, você não só mantem o avião como reúne todas as peças, leva-as para um hangar e coloca-as juntas. Isto se faz só para 200 ou 300 pessoas, quando morrem. Neste caso, você tem 3000 pessoas mortas. Você tem uma grande ... estrutura fabricada pelo homem. Meu desejo era que tivéssemos gasto seja o que for que levasse. ... Juntar todo este aço, transportá-lo para um terreno. Ao invés de reciclá-lo. ... Afinal de contas, isto é um cenário de crime e você de descobrir exactamente o que aconteceu" (CBS News, March 12, 2002).

[52] Bloomberg estava com isso a recomendar precisamente o que Bill Manning, o editor da Fire Engineering, havia prevenido quando escreveu: "Como as coisas agora se colocam ..., a investigação do incêndio do World Trade Center e o colapso corresponderão a papel e hipóteses geradas por computador" (Manning, 2002). Aquilo que Bloomberg desejou e Manning temeu foi exactamente o que aconteceu com o NIST Report. É, de facto, muito pior. O físico Steven Jones, depois de destacar que há "zero exemplos de colapsos de arranha-céus provocados por incêndio" e que mesmo os "modelos reais [de computador] do NIST não entram em colapso", pergunta: "Assim, como fará a equipe do NIST para justificar os colapsos do WTC?" Ele responde: "Fácil, o NIST confeccionou hipóteses geradas por computador para casos muito 'severos' ", e então estes casos foram novamente modificados para obter o resultado desejado. O NIST Report, acrescenta Jones, admite isto, dizendo na página 142: "O caso mais severo ... foi utilizado para a análise global de cada torre. Conjuntos completos de simulações foram então preparados para estes casos. Na medida em que as simulações desviavam-se da evidência fotográfica ou de relatos de testemunhas oculares, os investigadores ajustavam o input" (Jones, 2006).

[53] "Baosteel Will Recycle World Trade Center Debris."

[54] Bill Manning escreveu: "O dano estrutural provocado pelos aviões e pela ignição explosiva do jet fuel nos mesmos não era suficiente para deitar abaixo as torres. Fire Engineering tem boas razões para acreditar que a 'investigação oficial' abençoada pelo FEMA ... é uma farsa simplória (half-baked) que já pode ter sido comandada por forças políticas cujos interesses primários, para colocar isto suavemente, estão situados muito longe da revelação completa. Excepto pelo benefício marginal obtido de um passeio de três dias, com acompanhamento visual dos sítios de evidência conduzido pelos membros do comité de investigação do ASCE — descritos por uma fonte próxima como 'tourist trip' — ninguém está a investigar a evidência para qualquer coisa" (Manning, 2002).

[55] Ver a secção intitulada "The ASCE's Disclosures of Steel Sulfidation" em Hoffman, 2005.

[56] Para evidência visual, ver Hoffman, "North Tower Collapse Video Frames: Video Evidence of the North Tower Collapse," 9-11 Research.wtc7.net, n.d. (http://911research.wtc7.net/wtc/evidence/videos/wtc1_close_frames.html ).

[57] O papel de Marvin Bush na companhia é mencionado em Craig Unger, 2004, p. 249.

[58] A declaração de Forbes está em www.apfn.org/apfn/patriotic.htm.

[59] Para a declaração completa de Giuliani, ver "Who told Giuliani the WTC Was Going to Collapse on 9/11?", What Really Happened, n.d. (http://www.whatreallyhappened.com/wtc_giuliani.html ); it can be heard at www.wireonfire.com/donpaul .

[60] Como destaca Hufschmid, "as fotos mostram chamas espectaculares a extinguirem-se rapidamente, e a seguir o incêndio ... vagarosamente a diminuir" (2002, p. 38).

[61] "Se a ... intenção foi lançar a culpa do colapso sobre os incêndios", escreveu Peter Meyer, "então o último momento em que as torres podiam entrar em colapso seria justamente quando os incêndios estavam a extinguir-se. Uma vez que o incêndio na Torre Sul resultou da combustão de menos jet fuel ..., o incêndio na Torre Sul começou a desaparecer mais cedo. ... Aqueles que controlavam a demolição tiveram então de provocar o colapso da Torre Sul antes de provocarem o da Torre Norte" (Peter Meyer, n.d.).

[62] O chefe de divisão da Emergency Medical Services (EMS), John Peruggia, afirmou terem-lhe dito que "a torre norte estava em perigo de um colapso iminente". O técnico médico Richard Zarrillo, evidentemente uma ligação entre o OEM e o EMS, afirmou que lhe disseram que "os edifícios vão entrar em colapso". O chefe de bombeiros Stephen Mosiello e o vice-assistente chefe Albert Turi também utilizaram o plural ("buildings") ao relatar o que haviam ouvido de Zarrillo. Turi relatou que quando perguntaram a Zarrillo "onde estamos nós a obter estas noticias?", a sua réplica foi: "você sabe, não estamos certos, a OEM está apenas a noticiar isto" (NYT, Oral Histories of Peruggia, Zarrillo, Mosiello, and Turi).

[63] Em "A Brief History of New York City's Office of Emergency Management," lemos: "1996: Por ordem executiva, é criado o Mayor's Office of Emergency Management. O director reportará directamente ao Mayor e actua como o Director da Defesa Civil local" (http://www.nyc.gov/html/oem/html/other/oem_history.html ).

[64] "A cidade ... inicialmente recusou acesso aos registos a investigadores da ... Comissão do 11/Set" mas "cedeu quando foi ameaçada de acção local" (Dwyer, 2005b).

[65] Glanz (2001) escreveu que "peritos disseram que nenhum edifício cmo este, um arranha-ceus moderno, de aço reforçado, alguma vez entrou em colapso devido a um incêndio não controlado".

[66] Para fotografias e discussão, ver Hufschmid, 2002, pp. 62-65, e a secção intitulada "The 'Raging' Fires at WTC Tower Seven" in "The World Trade Center Fires (Not So Hot Eh?)," Global Research, September 27, 2004 ( http://globalresearch.ca.myforums.net/viewtopic.php?t=523 ).

[67] FEMA, 2002, Ch. 5, Sect. 6.2, "Probable Collapse Sequence," discutido em Griffin, 2004, p. 22.

[68] Hufschmid, 2002, p. 64. O colapso do edifício 7 também teve todas as outras características das demolições convencionais, tais como começo súbito e a seguir vir abaixo à velocidade virtualmente de queda-livre — o que neste caso significou menos de 7 segundos. Esta similaridade com implosões convencionais foi comentada por Dan Rather. Ao mostrar um vídeo do colapso do edifício 7 na CBS naquela mesma noite, Rather disse que isto "recordava aquelas fotografias que todos nós anteriormente vimos demasiado na televisão quando um edifício era deliberadamente destruído por dinamite bem colocada a fim de derrubá-lo" (CBS News, September 11, 2001). Vídeos do colapso do edifício 7, que raramente aparecem nos principais canais de televisão, podem ser vistos em vários sítios web, incluindo www.geocities.com/killtown/wtc7.html e www.whatreallyhappened.com/wtc7.html . Particularmente bom para esta finalidade é o DVD de Eric Hufschmid, "Painful Deceptions" (disponível em www.EricHufschmid.Net ).

[69] Implosion World.com ( http://www.implosionworld.com/dyk2.html ).

[70] Steven Jones, email letter, October 10, 2005.

[71] Ve Norman, 2002, and Firehouse Magazine, 2002a and 2002b.

[72] O chefe Frank Fellini afirmou que a zona de colapso foi estabelecida "cinco ou seis horas" antes de o edifício vir abaixo, o que teria sido em torno do meio dia (NYT, Fellini, p. 3). Este tempo ajusta-se com o testemunho de um bombeiro que disse ter "ouvido relatos ao longo de todo o dia do World Trade 7 possivelmente a ruir" e de um outro que afirmou: "Nós aguardámos durante horas para o sete vir abaixo" (NYT, Murray, p. 12, e Massa, pp. 17-18).

[73] Mesmo tremores de terra, que produziram alguns colapsos parciais, nunca produziram colapsos totais.

[74] "Investigadores federais concluíram que foi primariamente o impacto dos aviões e, mais especificamente, os incêndios extremos que se espalharam em consequência, que levaram os edifícios a cair. ... Depois de os aviões baterem, ... muito da protecção anti-fogo na zona de impacto foi deslocada, deixando o aço estrutural exposto e mortalmente vulnerável ao calor intenso" (Dwyer e Flynn, 2005, p. 252). Estes co-autores (p. 253) endossam mesmo a afirmação do NIST —- que é totalmente infundamentada (Hoffman, 2005) — de que os colapsos tornaram-se "inevitáveis."

[75] Dwyer, de facto, escreveu um artigo intitulado "Vast Archive Yields New View of 9/11," New York Times, August 13, 2005 (http://www.nytimes.com/2005/08/13/nyregion/nyregionspecial3/
). Mas ele não mencionou a "nova visão" que seria sugerida pelos testemunhos acerca das explosões.

[76] A declaração de Silverstein tem sido citada em muitos lugares, incluindo Morgan e Henshall (2005). Uma crítica a este livro intitulada "9/11 Revealed? New Book Repeats False Conspiracy Theories," publicada pelo U.S. State Department (http://usinfo.state.gov/media/Archive/2005/Sep/16-241966.html ), afirma que "o proprietário do edifício referia-se a retirar um contingente de bombeiros para fora do edifício a fim de salvar vida porque ele parecia instável". Mas isto dificilmente será uma interpretação plausível, especialmente devido à seguinte sentença e ao facto de que em outro lugar durante o documentário (PBS, 2002) ouvimos a expressão utilizada claramente para significar "deitar o edifício abaixo" ("bring the building down)"

[77] A declaração de Silverstein pode ser visionada em ( http://www.infowars.com/Video/911/wtc7_pbs.WMV ) ou ouvida em áudio file (http://VestigialConscience.com/PullIt.mp3 ). Para uma discussão, ver Baker, n.d.

[78] Currid, casualmente, foi reeleito presidente em 2002 ( http://www.uniondemocracy.com/UDR/34-NYC%20Public%20Employees.htm ).

[79] Carta ao LA Times Magazine, September 18, 2005, de William Yarchin, de Huntington Beach, California, em resposta a uma entrevista comigo naquela revista, conduzida por Mark Ehrman, intitulada "Getting Agnostic about 9/11," publicada em 28/Agosto/2005.




REFERÊNCIAS 

Baker, Jeremy, n.d. "PBS Documentary: Silverstein, FDNY Razed WTC 7," Infowars.com ( http://www.infowars.com/print/Sept11/FDNY.htm ).

Barter, Sheila, 2001. "How the World Trade Center Fell," BBC News, September 13 ( http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/americas/1540044.stm ).

Bollyn, Christopher, 2001. "Some Survivors Say 'Bombs Exploded Inside WTC,'" American Free Press, October 22 (http://www.americanfreepress.net/10_22_01/ ).

__________, 2002. "New York Firefighters' Final Words Fuel Burning Questions About 9-11," American Free Press, August 9 (http://americanfreepress.net/08_09_02/ ).

_____, 2004. "New Seismic Data Refutes Official Explanation," American Free Press, updated April 12.

_____, 2005a. "9/11 and Chertoff: Cousin Wrote 9/11 Propaganda for PM," Rumor Mill News, March 4 ( http://www.rumormillnews.com/cgi-bin/archive.cgi?read=66176 ).

_____, 2005b. "The Hidden Hand of the C.I.A. and the 9/11 Propaganda of Popular Mechanics," American Free Press, March 19 (http://www.rense.com/general63/brutalpurgeofPMstaff.htm ).

Borger, Julian, Duncan Campbell, Charlie Porter, and Stuart Millar, 2001. "Special Report: Terrorism in the US," Guardian, September 12 (http://www.guardian.co.uk/september11/story/0,11209,600839,00.html ).

Brannigan, Francis L., Glenn P. Corbett, and Vincent Dunn, 2002. "WTC 'Investigation'?: A Call to Action" Fire Engineering, January (http://fe.pennnet.com/Articles/Article_Display.cfm ?Section=ARCHI&ARTICLE_ID=133211&VERSION_NUM=1&p=25 ).

Burns, Maggie, 2003. "Secrecy Surrounds a Bush Brother's Role in 9/11 Security," American Reporter, 9/2021, January 20.

Bush, George W., 2001. Address to the General Assembly of the United Nations, November 10.

Chief Engineer, The, 2002. "We will Not Forget: A Day of Terror" ( http://www.chiefengineer.org/article.cfm?seqnum1=1029 )

Dwyer, Jim, 2005a. "Vast Archive Yields New View of 9/11," New York Times, August 13 (http://www.nytimes.com/2005/08/13/nyregion/nyregionspecial3/13records.html ?pagewanted=print ).

_____, 2005b. "City to Release Thousands of Oral Histories of 9/11 Today," New York Times, August 12.

Dwyer, Jim, and Ford Fessenden, 2002. "Lost Voices of Firefighters, Some on 78th Floor," New York Times, August 4 (http://www.mishalov.com/wtc_lostvoicesfiredept.html ).

Dwyer, Jim, and Kevin Flynn, 2005. 102 Minutes: The Untold Story of the Fight to Survive Inside the Twin Towers, New York: Times Books.

Eagar, Thomas, 2002. "The Collapse: An Engineer's Perspective," which is part of "Why the Towers Fell," NOVA, April 30 (http://www.pbs.org/wgbh/nova/wtc/collapse.html ).

Eagar, Thomas, and Christopher Musso, 2001. "Why Did the World Trade Center Collapse? Science, Engineering, and Speculation," JOM: Journal of the Minerals, Metals & Materials Society, 53/12, pp. 8-11.

Else, Liz, 2004. "Baltimore Blasters," New Scientist 183/2457 (July 24): p. 48 ( http://archive.newscientist.com/secure/article/article.jsp ?rp=1&id=mg18324575.700 ). The reason for the title is that the office of Controlled Demolition, Inc., is near Baltimore.

Emigh, Jacqueline, 2002. "GPS on the Job in Massive World Trade Center Clean-Up," July 1 ( http://securitysolutions.com/ar/security_gps_job_massive ).

FEMA (1988). "Interstate Bank Building Fire, Los Angeles, California" ( http://www.lafire.com//famous_fires/880504_1stInterstateFire/ FEMA-TecReport/FEMA-report.htm ).

FEMA, 1991. "High-Rise Office Building Fire One Meridian Plaza Philadelphia, Pennsylvania" http://216.239.59.104/ ).

FEMA, 2002. World Trade Center Building Performance Study, May ( http://www.fema.gov/library/wtcstudy.shtm ).

Field, Andy, 2004. "A Look Inside a Radical New Theory of the WTC Collapse," Firehouse.com, February 7 (http://cms.firehouse.com/content/article/article.jsp?sectionId=46&id=25807 ).

Fink, Mitchell, and Lois Mathias, 2002. Never Forget: An Oral History of September 11, 2001. New York: Harper Collins.

Firehouse Magazine, 2002a. "WTC: This Is Their Story: Interview with Deputy Chief Peter Hayden," April (http://www.firehouse.com/terrorist/911/magazine/gz/hayden.html ).

Firehouse Magazine, 2002b. "WTC: This Is Their Story: Interview with Captain Chris Boyle," August ( www.firehouse.com/terrorist/911/magazine/gz/boyle.html).

Fleck, John, 2001. "Fire, Not Extra Explosives, Doomed Buildings, Expert Says," Albuquerque Journal, September 21 (http://www.abqjournal.com/terror/anniversary/pmvan09-21-01.htm ).

Fink, Mitchell, and Lois Mathias, 2002. Never Forget: An Oral History of September 11, 2001. New York: Harper Collins.

Geyh, Allison, 2001. Magazine of Johns Hopkins Public Health, Late Fall.

Glanz, James. 2001. "Engineers Are Baffled over the Collapse of 7 WTC; Steel Members Have Been Partly Evaporated," New York Times, November 29.

lanz, James, and Eric Lipton, 2002. "Towers Withstood Impact, but Fell to Fire, Report Says," New York Times, March 29.

Glover, Norman, 2002. "Collapse Lessons," Fire Engineering, October ( http://fe.pennnet.com/Articles/Article_Display.cfm ?Section=Archi&Subsection=Display&P=25&ARTICLE_ID=163411&KEYWORD=norman %20glover ).

Griffin, David Ray, 2004. The New Pearl Harbor: Disturbing Questions about 9/11 and the Bush Administration. Northampton, MA: Olive Branch (Interlink).

___________, 2005a. The 9/11 Commission Report: Omissions and Distortions. Northampton, MA: Olive Branch (Interlink).

_________, 2005b. "9/11 and the American Empire: How Should Religious People Respond?" 9/11 CitizensWatch, May 7 http://www.911itizenswatch.org/

_____________, 2005c. "9/11 and the Mainstream Press," 9/11 Visibility Project, July 29 ( http://www.septembereleventh.org/newsarchive/2005-07-29-pressclub.php ).

_____, 2005d. "Truth and Politics of 9/11: Omissions and Distortions of The 9/11 Commission Report," Global Outlook, Issue 10 (Spring-Summer), pp. 45-56. Available at www.GlobalOutlook.ca.

Griffin, David Ray, and Peter Dale Scott, eds., 2006. 9/11 and the American Empire: Intellectuals Speak Out. Northampton, MA: Olive Branch (Interlink).

Hansen, Thomas, 2005. "Outrageous Conspiracy Theories: Report on a Conversation with Philip Zelikow," 9/11 Visibility Project, June 7 (http://www.septembereleventh.org/newsarchive/2005-06-07-outrageous.php ).

Heller, David, 2005. "Taking a Closer Look: Hard Science and the Collapse of the World Trade Center," Garlic and Grass, Issue 6, November 24 (http://www.garlicandgrass.org/issue6/Dave_Heller.cfm ).

History Channel, The, 2002. "The World Trade Center: Rise and Fall of an American Icon," September 8.

Hoffman, Jim, 2003. "The North Tower's Dust Cloud: Analysis of Energy Requirements for the Expansion of the Dust Cloud Following the Collapse of 1 World Trade Center," Version 3, 9-11 Research.wtc7.net, October 16 ( http://911research.wtc7.net/papers/dustvolume/volume.html ).

_____, 2004. "Your Eyes Don't Lie: Common Sense, Physics, and the World Trade Center Collapses," 9-11 Research.wtc7.net (http://911research.wtc7.net/talks/radio/youreyesdontlie/index.html ).

_____, 2005. "Building a Better Mirage: NIST's 3-Year $20,000,000 Cover-Up of the Crime of the Century," 911 Research, August 21 (http://911research.wtc7.net/essays/nist/index.html ).

Hufschmid, Eric, 2002. Painful Questions: An Analysis of the September 11th Attack. Goleta, CA: Endpoint Software.

Johnson, Glen, 2001. "Otis Fighter Jets Scrambled Too Late to Halt the Attacks," Boston Globe, September 15 ( http://nl.newsbank.com/nl-search/we/Archives?p_action=print ).

Jones, Steven E., 2006. "Why Indeed Did the WTC Buildings Collapse?" In Griffin and Scott, eds., 2006.

Kean, Thomas H., and Lee H. Hamilton, 2004. The 9/11 Commission Report: Final Report of the National Commission on Terrorist Attacks upon the United States, Authorized Edition, New York: W. W. Norton. (For the sake of convenience, Kean and Hamilton, who as chair and vice-chair of the Commission, respectively, signed the Preface, are listed as the Report's authors.)

Killough-Miller, Joan, 2002. "The 'Deep Mystery' of Melted Steel," WPI Transformations, Spring (http://www.wpi.edu/News/Transformations/2002Spring/steel.html ).

King, Jeff, 2003. "The WTC Collapse: What the Videos Show," Indymedia Webcast News, November 12 ( http://ontario.indymedia.org/display.php3?article_id=7342&group=webcast ).

Lane, B., and S. Lamont, 2005. "ARUP Fire's Presentation regarding Tall Buildings and the Events of 9/11," ARUP Fire, April 2005 (http://www.arup.com/DOWNLOADBANK/download353.pdf ).

Lavello, Randy, n.d. "Bombs in the Building," Prison Planet.com ( http://www.prisonplanet.com/analysis_lavello_050503_bombs.html ).

Lin, Jennifer, 2002. "Recovery Worker Reflects on Months Spent at Ground Zero," Knight Ridder, May 29 ( http://www.messenger-inquirer.com/news/attacks/4522011.htm ).

Manning, Bill, 2002. "Selling Out the Investigation", Fire Engineering, January ( http://fe.pennet.com/Articles/ArticleDisplay.cfm ?Section=ARCHI&ARTICLEID=133237&VERSION NUM=1 ).

Meyer, Peter, n.d. "Did the Twin Towers Collapse on Demand?", Section 3 of "The World Trade Center Demolition and the so-Called War on Terrorism," Serendipity ( www.serendipity.li/wtc.html ).

Morgan, Rowland, and Ian Henshall, 2005. 9/11 Revealed: The Unanswered Questions. New York: Carroll and Graf.

Murphy, Dean E., 2002. September 11: An Oral History. New York: Doubleday.

NYT (New York Times), 2005. "The September 11 Records" (9/11 Oral Histories) ( http://graphics8.nytimes.com/packages/html/nyregion/ 20050812_WTC_GRAPHIC/met_WTC_histories_full_01.html ).

Nieto, Robin, 2004. "Fire Practically Destroys Venezuela's Tallest Building," Venezuelanalysis.com, October 18.

NIST (National Institute for Standards and Technology), 2005. Final Report of the National Construction Safety Team on the Collapses of the World Trade Center Towers (Draft), June.

Norman, John, 2002. "Search and Rescue Operations," Fire Engineering, October.

Paul, Don, and Jim Hoffman, 2004. Waking Up from Our Nightmare: The 9/11/01 Crimes in New York City. San Francisco: Irresistible/Revolutionary.

People Magazine, 2001. "Hell On Earth," September 24.

Popular Mechanics, 2005. "9/11: Debunking the Myths," March ( http://www.popularmechanics.com/science/defense/1227842.html?page=1&c=y ).

PBS, 2002. "America Rebuilds" ( http://www.pbs.org/americarebuilds ).

Ryan, Kevin, 2004. E-mail letter to Dr. Frank Gayle, Deputy Chief of the Metallurgy Division, Material Science and Engineering Laboratory, at the National Institute for Standards and Technology ( http://www.septembereleventh.org/newsarchive/2004-11-11-ryan.php ).

Samuel, Eugenie, and Damian Carrington, 2001. "Design Choice for Towers Saved Lives," New Scientist, September 12 (http://www.newscientist.com/article.ns?id=dn1281 ).

Shepard, Alicia, and Cathy Trost of Newseum, 2002. Running Toward Danger: Stories Behind the Breaking News of 9/11, Foreword by Tom Brokaw. Lanham, MD.: Rowman & Littlefield.

Smith, Dennis, 2002. Report From Ground Zero: The Heroic Story of the Rescuers at the World Trade Center. New York: Penguin Putnam.

Structural Engineer, The, 2002. September 3.

Szymanski, Greg, 2005a. "NY Fireman Lou Cacchioli Upset that 9/11 Commission 'Tried to Twist My Words,'" Arctic Beacon, July 19 (http://www.arcticbeacon.com/articles/article/1518131/29548.htm ).

_____, 2005b. "WTC Basement Blast and Injured Burn Victim Blows 'Official 9/11 Story' Sky High," Arctic Beacon, June 24 (http://www.arcticbeacon.com/articles/article/1518131/28031.htm ).

Taylor, Curtis L., and Sean Gardiner, 2001. "Heightened Security Alert Had Just Been Lifted," New York Newsday, September 12 (http://www.nynewsday.com/news/local/manhattan/wtc/ ny-nyaler122362178sep12,0,6794009.story ).

Trimpe, Herb, 2002. "The Chaplain's Tale," Times-Herald Record (http://www.recordonline.com/adayinseptember/trimpe.htm).

Unger, Craig, 2004. House of Bush, House of Saud: The Secret Relationship between the World's Two Most Powerful Dynasties. New York & London: Scribner.

Uyttebrouck, Olivier, 2001. "Explosives Planted In Towers, N.M. Tech Expert Says," Albuquerque Journal, September 11 ( http://www.public-action.com/911/jmcm/ABQjournal ).

Walsh, Trudy, 2002. "Handheld APP Eased Recovery Tasks," Government Computer News, Vol. 21, No. 27a, September 11 (http://www.gcn.com/21_27a/news/19930-1.html ).

Watson, Paul Joseph, and Dan Perez, 2004. Prison Planet.TV, May 5 ( http://www.prisonplanet.tv/articles/may2004/050504bombsinwtc.htm ).

Williams, James, 2001. "WTC a Structural Success," SEAU NEWS: The Newsletter of the Structural Engineers Association of Utah, October.

© Copyright David Ray Griffin, 911truth.com, 2006

Autor de numerosas obras sobre assuntos filosóficos e políticos. Actualmente é director do Center for Process Studies .

O original encontra-se em http://www.globalresearch.ca/ . Tradução de JF 


Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .




AUTOR QUE DENUNCIAVA 11/09 É ENCONTRADO MORTO
AUTOR QUE DENUNCIAVA O 11 DE SETEMBRO COMO UM PLANO AMERICANO É ENCONTRADO MORTO JUNTO COM TODA FAMÍLIA
Phillip Marshall, pesquisador, escritor e ex-piloto da CIA, foi encontrado morto em 2 de fevereiro de 2013, com sua esposa e filhos. Até mesmo o cão da família foi morto. As autoridades tratam a questão como suicídio, mas de acordo com aqueles que o conheciam Phillip, ele vivia com medo desde q...ue ele publicou seu livro "The Big Bamboozle: 9/11 e a Guerra ao Terror", em que culpa o governo dos Estados Unidos para os ataques.
Phillip escreveu no livro que a administração Bush, com a cooperação de inteligência saudita, foi responsável pelos ataques terroristas de falsa bandeira 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas. De acordo com a Santa Barbara View, durante o processo de edição, Marshall expressou certo grau de paranóia. O Autor acusava o presidente George W. Bush, em seu livro de não-ficção, em ser em conluio com os serviços de inteligência da Arábia Saudita na formação dos sequestradores que morreram nos aviões usados nos ataques.

Techos do livro:

"A verdadeira razão para o ataque ter sido um sucesso foi devido a uma operação coordenada que preparou o treinamento dos seqüestradores para voar aviões comerciais de grande porte. Temos dezenas de documentos do FBI para provar que o treinamento de vôo foi realizado na Califórnia, Flórida e Arizona, nos 18 meses anteriores ao ataque"

"Depois de um exaustivo estudo de 10 anos do ataque mortal que usou um Boeing lotado de passageiros e tripulantes de como mísseis guiados, estou 100% convencido de que uma equipe secreta de agentes de inteligência sauditas foi a fonte a logística, treinamento de vôo, financeiro e tático visando o essencial para seqüestradores, 18 meses antes do ataque. Esta conclusão foi proposta há seis anos e todos os testes posteriores só confirmaram essa conclusão."

"Em 1 de março, dois ex-senadores norte-americanos. de posições distintas, também levantaram a possibilidade da participação da Arábia Saudita nos ataques que mataram 3.000 pessoas e estimulou a guerra global contra o terrorismo. Em depoimento, os ex-senadores Bob Graham e Bob Kerrey disseram acreditar que o governo saudita desempenhou um papel direto nos ataques terroristas.








Veja-se também

Referências

  1.  Ao Yazira emite um vídeo que mostra a Bin Laden treinando aos terroristas para o 11-S. BBC news. 07-09-2006.http://news.bbc.co.uk/2/hi/middle_east/5325590.stm.
  2.  «24 Remain Missing» (12 de agosto de 2006). Arquivamento desde o original, o 18 de dezembro de 2007. Consultado o 07-09-2006.
  3.  Nações Unidas (ed.): «O Conselho de Segurança recusa o horrível atentado terrorrista do 11 de setembro de 2001» (12 de setembro de 2001).
  4.  «Características Técnicas 767-200ER, 767-300ER e 767-400ER». Boeing.
  5. ↑ b c d e f g h i j k l m n ñ ou p q r Timeline: Sept. 11, 2001; FOX News
  6. ↑ b c d e National Commission on Terrorist Attacks Upon the United States (2004). «Chapter 1», 9-11 Commission Report, Government Printing Office.
  7. ↑ b Right decision, por Bill Sammon, Washington Times, 8 de outubro de 2002
  8.  Richard Clarke and the Rise Of the Heroic Bureaucrat; Washington Pós, 28 de março de 2004
  9. ↑ b The President's Story; CBS News, 10 de setembro de 2003
  10. ↑ b c d e f 11-S O ataque que aterrorizou ao mundo. EMOL.http://www.emol.com/especiais/11s_2006/01_losatentados_.htm.
  11.  Vítimas do 11 de setembro
  12.  Homenagem às vítimas argentinas do 11-S no consulado de Nova York com a presença do presidente Kirchner, Página 12, 23 de setembro de 2003
  13.  «In a 9/11 Survival Devaste, the Pieces Just Dom’t Fit». Consultado o 13 de setembro de 2008.
  14.  «A 'impostora' do 11-S é barcelonesa». Consultado o 13 de setembro de 2008.
  15.  «September 11: Chronology of terror». CNN (September 12, 2001). Consultado o 08-09-2006.
  16.  «Answers to Frequently Asked Questions». National Institute of Standards and Technology (August 30, 2006). Consultado o 16-09-2006.
  17.  «Animation Details Deutsche Bank Demolition Plans». Lower Manhattan Construction Command Center (November 28, 2005). Consultado o 16-09-2006.
  18.  «Reports of the Federal Building and Fire Investigation of the World Trade Center Disaster». National Institute of Standards and Technology (October 26, 2005). Consultado o 08-09-2006.
  19.  Lower Manhattan : Fiterman Hall
  20.  «Terroristas suicidas de classe média e alto grau de instrução». Clarín.com (2001).
  21.  Moussaoui envolvas 'let 9/11 happen'. BBC News. 27 de março de 2006.http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/americas/4850988.stm. Consultado o 08-09-2006.
  22.  Markon, Jerry; Karen DeYoung (24 de maio de 2006). Bin Laden: Moussaoui Played Não Role in 9/11. Washington Póshttp://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2006/05/23/AR2006052301262.html. Consultado o 08-09-2006.
  23.  Moussaoui is spared death penaltyBBC News. 4 de maio de 2006.http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/4943196.stm. Consultado o 08-09-2006.
  24.  O contraataque: o vice-presidente acha que seria um atentado de Bin Laden, Clarín, 13 de outubro de 2001
  25.  Parrott, James (8 de março de 2002). «The Employment Impact of the September 11 World Trade Center Attacks: Updated Estimates based on the Benchmarked Employment Data» (pdf). The Fiscal Policy Institute. Consultado o 08-09-2006.
  26.  Lubell, Sam; Charles Linn (5 de dezembro de 2005). «Power Struggle Heats Up While Development Moves Slowly at Ground Zero». Architectural Record. Consultado o 08-09-2006.
  27.  Buettner, Russ. «Fat cats milked Ground Zero». Daily News. Consultado o 08-09-2006.
  28.  «Wartime». Congresso dos Estados UnidosNational Commission on Terrorists Attacks upon the United States. Consultado o 08-09-2006.
  29.  Bhadra, Dipasis; Pamela Texter (2004). «Airline Networks: An Econometric Framework to Analyze Domestic Ou.S. Air Travel». Departamento de Transporte dos Estados Unidos da América. Consultado o 08-09-2006.
  30.  Delgado de Cantú, Glória M. (2006). História Universal, Pearson. ISBN 970-2b-0691-8.
  31.  What was Found in the DustNew York Times. 5 de setembro de 2006.http://www.nytimes.com/imagepages/2006/09/05/nyregion/20060905_HEALTH_GRAPHIC.html. Consultado o 08-08-2006.
  32.  Dr. Dennis Charney, in the September 2006 edition ofEnvironmental Health Perspectives, the journal of the Natioanl Institute of Environmental Health Sciences
  33.  Schapiro, Rich (12 de abril de 2006). WTC air doomed ex-cop. New York Daily News.http://www.nydailynews.com/front/story/408217p-345459c.html. Consultado o 08-09-2006.
  34.  «Updated Ground Zero Report Examines Failure of Government to Protect Citizens». Serra Clube (2006). Consultado o 08-09-2006.
  35.  «CCCEH Study of the Effects of 9/11 on Pregnant Women and Newborns». Columbia UniversityWorld Trade Center Pregnancy Study (2006). Consultado o 08-09-2006.
  36.  O PAIS sexta-feira 25 de maio de 2007, Bárbara Celis
  37.  «FBI Announces List of 19 Hijackers». Federal Bureau of Investigation (14 de Setembro 2001).
  38.  «FBI Announces List of 19 Hijackers». Federal Bureau of Investigation (27 de setembro de 2001).
  39.  «Responsibility for the Terrorist Atrocities in the United States, 11 September 2001». 10 Downing Street, Escritório do Premiê do Reino Unido (14 de novembro de 2001). Consultado o 29-09-2006.
  40.  Fox News. "Pakistan to Demand Taliban Give Up Bin Laden as Iran Seals Afghan Border." September 16, 2001.
  41.  Bin Laden on tampe: Attacks 'benefited Islão greatly'. CNN. 14 de dezembro de 2001.http://archives.cnn.com/2001/US/12/13/ret.bin.laden.videotape/. Consultado o 07-09-2006.
  42. «[ttp://archives.cnn.com/2001/US/12/13/ret.bin.laden.videotape Extractos da fita em inglês]». CNN.
  43.  O INIMIGO DO ANO: Osama Bin Laden: Cronología. ElMundo.é. 28 de dezembro de 2001.http://www.elmundo.es/especiais/2001/12/balanço/inimigo/cronologia.html.
  44.  A o-Jazeera: Bin Laden tampe obtained inPakistan . MSNBC. Oct 30, 2004.http://msnbc.msn.com/vão/6363306/. Consultado o 07-09-2006.
  45.  Bin Laden 9/11 planning video aired. CBC News. 2006, September 7.http://www.cbc.ca/story/world/national/2006/09/07/a o-qaeda-tampe.html.
  46.  «National Commission on Terrorist Attacks upon the United States». Ou.S. Congress (August 21, 2004).
  47.  Human Rights Watch (ed.): «EE.UU.: Investigação do 11 de setembro plagada de abusos» (15 de agosto de 2002).
  48.  Human Rights Watch (ed.): «11 de setembro e a Guerra do Afeganistão».
  49.  Merkel somou-se às críticas dos líderes europeus contra os cárceres secretos da CIAClarín. 9 de setembro de 2006.http://www.clarin.com/diário/2006/09/09/um/m-01268321.htm.
  50.  A Audiência Nacional dita a primeira sentença contra o terrorismo da o Qaeda em Espanha, Diário Directo, 09.26.2005
  51.  A o-Qaeda Cell in Spain Charged with Aiding September 11 Attacks, Institute for Counter-Terrorism, November 19, 2001
  52.  O Supremo rebaja de 27 a 12 anos a pena a Abu Dahdah e absolve a outros três condenados, O País, 06.01.2006
  53.  «Jihad Against Jews and Crusaders: World Islamic Front Statement» (23 de fevereiro de 1998). Consultado o 08-09-2006.
  54.  «Transcrição em inglês da fita». Aljazeera (11 de novembro de 2004). Consultado o 08-09-20068.
  55.  «Ao Qaeda aims at the american homeland». Comissão do 11S. Consultado o 2006-10-15.
  56.  Clarke, Richard (2004). Against All Enemies, Nova York: Free Press, pp. 122-124. ISBN 0-7432-6024-4.
  57.  Clarke, Richard (2004). Against All Enemies, New York: Free Press, pp. 131-132. ISBN 0-7432-6024-4.
  58.  Bergen, Peter (2006). The Osama bin Laden I Know: An Oral History of ao Qaeda's Leader, New York: Free Press, pp. 229. ISBN 0-7432-7891-7.
  59.  Bergen, Peter (2006). The Osama bin Laden I Know: An Oral History of ao Qaeda's Leader, New York: Free Press, pp. 233-235. ISBN 0-7432-7891-7.
  60.  Douram, Michael Scott (2005). Understanding the War onTerror , Nova York: Norton, pp. 72-75. ISBN 0-87609-347-0.
  61.  «PICTURE GALLERY: The World Trade Center's Heroic Rescue Dogs». Canine Nation (15 de setembro de 2001). Consultado o 18-09-2006.
  62.  Barrett, Devlin (23 de diciembe 2003). «9/11 Fund Deadline Passes». CBS News. Consultado o 08-09-2006.
  63.  Glynn, Simone A (7 de maio de 2003). «Effect of a National Disaster on Blood Supply and Safety: The September 11 Experience». Journal of the American Medical Association.doi:289 Não. 17 Vol. 289 Não. 17. Consultado o 08-09-2006.
  64.  «Hate crime reports up in wake of terrorist attacks». CNN(17 de setembro de 2001). Consultado o 08-09-2006.
  65.  Benedetto, Richard and Patrick Ou'Driscoll (16 de setembro de 2001). Poll finds a united nation. USA Today.http://www.usatoday.com/news/nation/2001/09/16/poll.htm. Consultado o 08-09-2006.
  66.  Pooley, Eric. «Maior of the World». TimeTime 2001 Person of the Year. Consultado o 08-09-2006.
  67.  «Authorization for Use of Military Force». Ou.S. CongressPublic Law 107-40 [S. J. RÊS. 23] (18 de setembro de 2001). Consultado o 08-09-2006.
  68.  VandeHei, Jim; Dão Eggen (5 de janeiro de 2006). «Cheney Cites Justifications For Domestic Eavesdropping». Washington Pós. Consultado o 08-09-2006.
  69.  11-S: A cinco anos. As famílias dos argentinos ainda procuram respostas, Clarín 9 de setembro de 2006
  70.  «International Reaction». September11News.com. Consultado o 08-09-2006.
  71.  «Artigo na hemeroteca de Lhe Monde». Lhe Monde (13 de setembro de 2001). Consultado o 2006-10-15.
  72.  «Remarks by the President to the United Nations Geral Assembly». United NationsUSUN Press Release #162 (November 10, 2001). Consultado o 08-09-2006.
  73.  Khan, Aamer Ahmed (May 4, 2005). «Pakistan and the 'key a o-Qaeda' man». BBC. Consultado o 08-09-2006.
  74.  Hamilton, Stuart (18-24 de Agosto de 2002). «September 11th, the Internet, and the effects on information provision inLibraries » (pdf). 68th IFLA Council and Conference. Consultado o 08-09-2006.
  75.  «G8 counter-terrorism cooperation since September 11th backgrounder». Site Internet du Sommet du G8 d'Evian. Consultado o 14-09-2006.
  76.  Walsh, Courtney C (7 de março de 2002). «Italian police explore Ao Qaeda links in cyanide plot». Christian Science Monitor. Consultado o 08-09-2006.
  77.  «SE Ásia unites to smash militant cells». CNN (8 de maio de 2002). Consultado o 08-09-2006.
  78.  «Não há vinculo entre Hussein e a o-Qaeda». BBC Mundo Internacional (09 de setembro de 2006).
  79.  «911 Memorials List». List of 911 and World Trade Center Memorials Across Ou.S. and the World. Consultado o 08-09-2006.
  80.  Sep11:In Memoriam
  81.  Ganha adeptos nos Estados Unidos teoria da conspiração no 9/11 [Voltaire]
  82.  «Desenmascarando o 11-S» [Voltaire]
  83.  115 mentiras sobre os atentados do 11 de setembro por David Ray Griffin*
  84.  Debunking 9/11 Debunking: An Answer to Popular Mechanics and Other Defenders of the Official Conspiracy Theory', Arris Books, 2007, ISBN 1-56656-686-X

Bibliografía

Documentos

Comissão Nacional do 11-S

Da National Commission on Terrorist Attacks Upon the United States (Comissão Nacional sobre Ataques Terroristas contra os Estados Unidos):

Congresso dos Estados Unidos

FEMA (Administração Federal de Gestão de Emergências de EEUU)

Human Rights Watch

Enlaces externos

Lugares com informação sobre o 11-S

Artigos sobre o 11-S






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTUR BERLET E A REVELAÇÃO (UMA CIDADE COM 90 MILHÕES DE HABITANTES) NOSSO PLANETA O PRÓXIMO ALVO?

Aliás, todas as evidências indicam que existe mesmo uma certa raça malévola dos tripulantes de OVNI que tem um grande interesse em destruir a nossa civilização, muito possivelmente para se apoderar da Terra - um verdadeiro paraíso infelizmente tão desprezado e maltratado por nós mesmos! Nada, nada mesmo, impede que certas criaturas, tal como nos falam os relatos bíblicos sobre a "Tentação da Serpente", de tempos em tempos se aliem com algumas nações, fornecendo tecnologia e assim estimulando nos bastidores, e graças à nossa estupidez, o nosso próprio fim! Artur Belet, um brasileiro seqüestrado para exames por tripulantes de um OVNI no Estado do Rio Grande do Sul, ouviu de um deles precisamente isto: "Chegamos à conclusão que vocês não suportarão por durante muito tempo a curiosidade de ver o estrago que fazem todas as suas armas. E quando isso acontecer, não poderão escapar dessa devastação, porque com poucas bombas daquelas (nucleares) contaminarão tod

O PROJETO JANUS

Eis aqui um pequeno exemplo de poder: Imaginemos que sois o novo rei de um país e desejais ter a segurança de continuar sendo. Então, convocais separadamente duas pessoas das quais tendes a certeza de que elas farão o que lhes direis. Para uma dareis diretrizes “de esquerda” e a financiareis para que ela possa criar um partido.  Com a outra agireis da mesma forma, fazendo-a criar um partido “de direita”.  Acabais de dar vida a dois partidos de oposição, financiais a propaganda, os votos, as ações e estais exatamente a par de seus mínimos planos. O que significa que controlais os dois. Para que um partido tenha vantagem sobre o outro, só tendes de lhe dar mais dinheiro. Os dois chefes de partido crêem ter-vos a seu lado, e sois assim “amigo” dos dois.   O povo é assim, dessa forma, preso nesse vai-e-vem entre “esquerda” e “direita” e sequer pode imaginar que, como rei podeis ser a origem da dissensão. O povo até vai pedir-vos auxílio e conselho.  Golbery seria o idealizador do Projeto J